Vereador quer informações sobre praças, câmeras e monumentos de Caxias do Sul - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Mirante11/08/2018 | 06h03Atualizada em 11/08/2018 | 06h03

Vereador quer informações sobre praças, câmeras e monumentos de Caxias do Sul

Em 2005, quando era secretário de Turismo, prefeito Daniel Guerra auxiliou na limpeza do Monumento ao Imigrante 

Vereador quer informações sobre praças, câmeras e monumentos de Caxias do Sul Nereu de Almeida/Agencia RBS
Então secretário de Turismo foi ajudar na limpeza do Monumento ao Imigrante em 2005 Foto: Nereu de Almeida / Agencia RBS

* A colunista Rosilene Pozza está em férias

O vereador Rafael Bueno (PDT) encaminhará na próxima semana, em regime de urgência, pedido de informações ao Poder Executivo, que ainda está sendo rascunhado, sobre preservação do patrimônio histórico-cultural de Caxias do Sul. As más condições dos monumentos e o furto de placas de bronze, com a substituição delas por material em acrílico, vieram à tona esta semana. De quebra, as questões do requerimento devem envolver a má conservação de parques e praças e as condições atuais das câmeras de vigilância eletrônica. A semana chega ao fim com a degradação do Centro, dos espaços públicos, de praças e parques ganhando evidência.

Entre as questões, estão informações sobre como vem sendo feita a manutenção das praças e parques e quantas câmeras de segurança estão em funcionamentos para vigiá-los. O pedido de informações também quer saber como funciona o esquema de manutenção desses equipamentos.

As câmeras não têm flagrado o furto de peças na praça, e os monumentos estão sujos, em condições deploráveis. O Centro precisa de atenção e cuidados urgentemente, e de um plano estratégico — que não existe — para sua ocupação, seu aproveitamento sob o ponto de vista cultural, de lazer, de estímulo a empreendimentos.

Em uma de suas entrevistas durante a campanha eleitoral de 2016, o então candidato Daniel Guerra dizia que 'a degradação do Centro é o resultado de negligências".

Guerra já lavou monumento

Os monumentos nas praças estão malcuidados e em situação deplorável. Em 30 de abril de 2005, o então secretário de Turismo Daniel Guerra botou a mão na massa para ajudar na limpeza do Monumento ao Imigrante. Subiu na escada de vassoura e mangueira na mão e foi à luta.

Está na hora de Guerra determinar um mutirão semelhante para a limpeza geral dos monumentos da cidade. Mangueira, balde e vassoura na mão, com a técnica adequada.

Leia também
Cidades da Serra recebem premiação em seminário
PDT registra candidatura de Jairo Jorge ao governo do Estado
Novo registra candidatura de Mateus Bandeira ao Palácio Piratini

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros