PT gaúcho adia convenção em busca de aliança  - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Mirante23/07/2018 | 18h31Atualizada em 23/07/2018 | 18h44

PT gaúcho adia convenção em busca de aliança 

Partido transferiu para 5 de agosto o encontro estadual que vai homologar candidaturas

PT gaúcho adia convenção em busca de aliança  Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Miguel Rossetto é o pré-candidato ao governo do Estado e Pepe Vargas preside o PT-RS Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O PT gaúcho adiou o encontro estadual que estava marcado para o próximo sábado (28), na Assembleia Legislativa, para o dia 5 de agosto, último dia das convenções para homologar as candidaturas. A mudança de data se deve ao pedido da Executiva nacional, que alterou o encontro nacional para o dia 4, para ganhar tempo na definição de alianças. Os partidos com quem o PT conversa em âmbito nacional, segundo o presidente no Estado, deputado federal Pepe Vargas, são PCdoB, PCO e PSB.

No caso do PT-RS, que tem Miguel Rossetto como pré-candidato ao governo do Estado, fica restrito ao PCdoB e ao PCO, já que no sábado o PSB decidiu apoiar o MDB do governador José Ivo Sartori. 

A expectativa gira em torno do PCdoB. Os comunistas do RS têm sua convenção marcada para o dia 4, e Abigail Pereira é a pré-candidata ao governo. Em âmbito nacional, será no dia 1º, tendo a deputada estadual Manuela D' Ávila como pré-candidata à Presidência.

A mudança de data também serve para ganhar uma semana e estimular possíveis candidaturas proporcionais para ampliar a nominata à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa.

Sem definição de apoio, o PT não tem nome para vice e nem para a segunda vaga ao Senado (a primeira é do senador Paulo Paim, que vai à reeleição).

— Se o PCdoB compor conosco, vamos formar a chapa majoritária. Não tem nome a vice e ao Senado (segunda vaga), só no dia 5 — diz  Pepe Vargas.

Em âmbito nacional, o PCO confirmou apoio ao ex-presidente Lula (PT). 

Leia também
Ex-governador diz que não tem motivação para concorrer
Sartori lembra que aliança com PSB começou em Caxias
PSB aprova apoio a Sartori nas eleições de outubro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros