PDT usa espaço na Câmara de Vereadores de Caxias para promover Alceu - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Mirante05/07/2018 | 08h04Atualizada em 05/07/2018 | 08h04

PDT usa espaço na Câmara de Vereadores de Caxias para promover Alceu

Rafael Bueno usou sessão paga pelo contribuinte para ler lista de prêmios do ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal

PDT usa espaço na Câmara de Vereadores de Caxias para promover Alceu Franciele Masochi Lorenzett/Divulgação
Líder da bancada, Rafael Bueno, fez homenagem ao presidente de seu partido Foto: Franciele Masochi Lorenzett / Divulgação

A sessão da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira, foi palco para o PDT em coro fazer a defesa do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), presidente do partido e pré-candidato a deputado federal. O líder da bancada, Rafael Bueno, gastou seu tempo na tribuna lendo uma lista de premiações recebidas pelo ex-prefeito à frente do Executivo. Parecia sessão em homenagem ao ex-prefeito.

– Um exemplo de administrador público – frisou Bueno.

Naturalmente, ele mencionou secretários das administrações de José Ivo Sartori (MDB), integradas praticamente pelo mesmo grupo que forma a oposição.

A manifestação do PDT tenta abafar as constantes declarações de Renato Nunes (PR), que classifica Alceu como o "pior prefeito de Caxias do Sul". Também veio para amenizar os fatos da última semana. Um foi a frustrada intenção de que o Ministério Público instaurasse inquérito contra o prefeito Daniel Guerra (PRB) pelo uso da expressão "mini-Brasília", referente ao governo passado. E a situação envolvendo o ex-vereador e atualmente assessor da bancada do PDT na Câmara, Jaison Barbosa, sobrinho de Alceu, que pode perder os direitos políticos por três anos ao ter os recursos rejeitados pelo Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça em processo por improbidade administrativa.

Em apoio a Bueno, os pedetistas discursaram:

– Não é querer jogar confete – disse Gustavo Toigo.

– Sempre é bom dar ênfase – apoiou Ricardo Daneluz.

– É por isso que nós estamos aqui reconhecidos pela comunidade – admitiu Velocino Uez.

Uez se referia aos que ocuparam cargo no governo e agora são vereadores. Ele e Daneluz foram subprefeitos. 

E seguiram-se outros ex-integrantes da equipe de governo usando o microfone para enaltecer ações da gestão passada, o que significa elogiar a si mesmo. Ao final, Bueno procurou remendar para tirar a conotação político-eleitoral pró-Alceu. Citou os ex-prefeitos Victório Trez (MDB), Mário Vanin (PP) e Pepe Vargas (PT).As críticas, as cobranças e a fiscalização ao governo Guerra são válidas, necessárias e, muitas vezes, procedentes. Porém, não podem os vereadores do PDT, liderados por Bueno, usar o Legislativo às vésperas do início da campanha eleitoral para tentar dar uma driblada na propaganda antecipada. 

Outros ex-prefeitos, ex-vice, estarão na disputa. Se a moda pega...

Asneira e lorota

Óbvio que o uso do espaço público para ficar lendo sobre premiações do ex-prefeito motivaria reação dos adversários.

O líder do governo, Chico Guerra (PRB), disse que não dava para ficar ouvindo tanta "asneira". Citou o fato de Rafael Bueno estar fazendo discurso para "promover o pré-candidato dele" e aproveitou para emendar um "pior prefeito" ao nominar Alceu. Ironizou o destaque que consumiu boa parte da sessão.

– O povo não comprou essa ideia, porque ele foi padrinho do candidato (Edson) Néspolo e não conseguiu botar ele (eleger a prefeito)... Premiação, essa lorota toda que ganhou isso, ganhou aquilo, não convence o povo. O que convence o povo é a verdade e a honestidade.

"Mutley"

Renato Nunes (PR) foi fundo no deboche:

– Deu uma pena, um dó do Alceu. Eu quase chorei agora, porque ele deve estar muito mal. Ele deve estar, politicamente falando, com a motivação dele lá embaixo. Pedir socorro para os vereadores aqui, fazer propaganda e relembrar: "Ganhei título disso, ganhei título daquilo, ganhei medalha daquilo, ganhei medalha daquele outro." Parece o Mutley, não é? "Medalha, medalha, medalha".

Leia também
Projeto ensina alunos a separar plástico corretamente em Caxias 
De férias, presidente da GramadoTur acompanha Copa do Mundo na Rússia
Polêmicas no governo precisam de manifestação oficial do prefeito Daniel Guerra

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros