Em um ano e meio, Câmara de Caxias do Sul convocou oito membros do Executivo para prestar esclarecimentos - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Olhômetro06/07/2018 | 14h24Atualizada em 06/07/2018 | 14h24

Em um ano e meio, Câmara de Caxias do Sul convocou oito membros do Executivo para prestar esclarecimentos

Convocação do diretor-presidente do Samae é a mais recente

Em um ano e meio, Câmara de Caxias do Sul convocou oito membros do Executivo para prestar esclarecimentos Franciele Masochi Lorenzett/Divulgação
Presidente da Codeca, Amarilda Bortolotto, esteve no Legislativo na semana passada Foto: Franciele Masochi Lorenzett / Divulgação

Com a convocação do diretor-presidente do Samae, Giovani Zappas, aprovada nesta quinta-feira pelos vereadores, já são oito membros da administração direta e indireta chamados pelo Legislativo a prestar esclarecimentos nesta legislatura. Zappas está convocado para falar sobre o fim do contrato entre o Samae e a Codeca, que resultou na demissão de 36 funcionários da companhia. Na semana passada, Amarilda Bortolotto, presidente da Codeca, compareceu à Câmara também para falar sobre o mesmo assunto. 

— No caso da Codeca, nos mobilizamos tarde. A presidente (Amarilda Bortolotto) veio na quarta, e na sexta-feira os trabalhadores foram dispensados do plantão de final de semana. As duas convocações que (as respostas) foram  enrolação foram a do chefe de Gabinete e da Codeca. Ela veio com um discurso, provavelmente escrito por outra pessoa, tanto que a palavra não durou 48 horas — diz Adiló Didomenico (PTB), vereador que assinou todas as sete convocações aprovadas até agora — cinco em 2017 e duas neste ano (um dos requerimentos fazia duas convocações ao mesmo tempo). 

>> Quer saber mais sobre a Câmara? Acesse o Olhômetro

A convocação têm sido a forma encontrada pelos vereadores para falar com o governo, já que, segundo Adiló, para entrar em contato com os secretários, é preciso passar pelo secretário de Governo, Luiz Caetano. Às vezes, acaba sendo mais rápido votar uma convocação do que solicitar uma agenda, diz Adiló. 

Para Caetano, é prerrogativa dos vereadores convocar secretários e cabe ao governo cumprir. Mas ele discorda da falta de acesso do Legislativo à administração municipal. 

— Essa teoria foi desmanchada durante o processo de impeachment, quando os secretários listaram os vereadores que tinham atendido e até expuseram de vereadores que marcaram e não compareceram. 

Como funciona o requerimento de convocação

Convocar secretários, titulares de autarquias ou instituições das quais participe o município, bem como servidores para prestar esclarecimentos é uma das atribuições dos vereadores, conforme a Lei Orgânica (quadro ao lado). Quando convocado, o Executivo deve se manifestar no prazo de 10 dias a partir da notificação – pode pedir adiamento, desde que com justificativa. 

Conforme o Regimento Interno da Câmara, a convocação deve ser de autoria de, no mínimo, três vereadores. O requerimento deverá indicar o motivo da convocação, especificando as perguntas. Cabe ao Executivo marcar o dia e a hora do convocado. 

O QUE DIZ A LEI ORGÂNICA

Art. 62. Compete privativamente à Câmara Municipal exercer as seguintes atribuições, dentre outras:

XVI - convocar secretários do município, titulares de autarquias ou instituições de que participe o município e servidores para, pessoalmente, prestar informações sobre assuntos de sua pasta previamente determinados, importando em crime de responsabilidade o não-comparecimento no prazo de 10 dias sem justificação adequada.

As convocações

:: Em 23 de março de 2017, convocação da secretária da Habitação, Tatiane Zambelli, é aprovada pelos vereadores. Ela compareceu no dia 31 e respondeu questões sobre atendimentos da secretaria e ocupação do residencial Rota Nova. 

:: Em 30 de março de 2017, convocação da secretária do Meio Ambiente, Patricia Rasia, é aprovada. Ela compareceu em 13 de abril e respondeu  sobre castração, cronograma de podas de árvores e prazo para emissão de novas licenças ambientais. 

:: No dia 25 de maio de 2017, foi aprovado o requerimento de convocação do chefe de Gabinete da prefeitura, Júlio César Freitas da Rosa. Ele compareceu no dia 7 de junho e foi questionado sobre a seleção de cargos em comissão para o governo. 

:: Em 14 de novembro de 2017, as convocações do então procurador-geral do município, Leonardo Rocha, e da secretária da Educação, Marina Matiello, são aprovadas. Eles estiveram na Câmara no dia 22 de novembro e falaram sobre o convênio do município com escolas infantis. 

:: Em 14 de dezembro de 2017, foi aprovada a convocação do diretor da Festa da Uva, Cleiton De Bortoli. Ele compareceu no dia 22 de dezembro e falou sobre questões como o balancete de 2017, investimentos e despesas, acessibilidade do Parque de Eventos e o repasse de R$ 1,5 milhão do Poder Executivo à empresa. 

:: No dia 14 de junho deste ano, foi aprovada a convocação da presidente da Codeca, Amarilda Bortolotto. Ela compareceu na última quarta, dia 27 de junho, e respondeu questões como a renovação do contrato de prestação de serviços entre a companhia e o Samae para reparação de redes, com uma equipe de 40 funcionários. Afirmou aos vereadores que a renovação estava em negociação. Dois dias depois, foi anunciada a rescisão, que resultou na demissão de 36 funcionários da Codeca.

:: Em 5 de julho, é aprovada a convocação do diretor-presidente do Samae, Giovani Zappas. Os vereadores querem saber, entre outras questões, o motivo da não renovação do contrato de prestação de serviços entre Samae e Codeca; a data em que o Samae comunicou a Codeca sobre a não renovação; se houve demonstração de interesse por parte da Codeca pela renovação do contrato; e como serão supridas as demandas de manutenção das redes — se com equipe própria ou contratação de uma outra equipe terceirizada. 

Leia também
Líder do governo diz que autor de pedido de impeachment do prefeito de Caxias foi usado de "testa de ferro"
Após 30 anos, prefeito da Serra assume a presidência da Famurs
Definidos os projetos da Serra contemplados na Consulta Popular 2018

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros