Disputa eleitoral reaproxima PSDB e prefeito Daniel Guerra - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Mirante25/07/2018 | 13h36Atualizada em 11/09/2018 | 13h50

Disputa eleitoral reaproxima PSDB e prefeito Daniel Guerra

Ele foi expulso do PSDB em 2013. Agora, seu partido, o PRB, apoia os tucanos à Presidência e ao governo do Estado

Disputa eleitoral reaproxima PSDB e prefeito Daniel Guerra Facebook/Reprodução
Eduardo Leite com o presidente do PRB, Carlos Gomes, no aniversário do republicano, no mês passado Foto: Facebook / Reprodução

A definição do PRB de coligar com o PSDB de Eduardo Leite para o governo do Estado merece um olhar mais atento quanto ao reflexo político em Caxias do Sul. O PRB foi muito cobiçado também por Jairo Jorge, pré-candidato do PDT ao Piratini, que terá seu nome homologado na convenção que ocorre nesta quinta-feira à noite. Aliás, os dois pretendentes estavam presentes no aniversário do deputado federal e presidente do PRB, Carlos Gomes, no mês passado, disputando a proximidade com o republicano. 

Leia mais
PRB decide coligar com Eduardo Leite, do PSDB, na disputa para o governo do Estado 

Caxias, o segundo colégio eleitoral do Estado, é comandado pelo PRB. Naturalmente, é importante ter como aliado o chefe do Executivo. Mas vale lembrar que o prefeito Daniel Guerra foi expulso do PSDB em 2013, partido pelo qual havia sido eleito vereador. Rechaçado pelos tucanos, agora a situação se inverte.

O PRB também apoia o tucano Geraldo Alckmin à Presidência da República. Fica a curiosidade sobre como Guerra irá se manifestar na disputa eleitoral deste ano, especialmente numa provável vinda dos candidatos da majoritária a Caxias.

Para completar, o PTB também faz parte do grupo de Eduardo Leite, com o pré-candidato a vice, Ranolfo Vieira Jr, partido crítico ao governo municipal (o vereador Flavio Cassina não esconde sua rejeição a Daniel Guerra). São as voltas da política...

Por outro lado, como Jairo Jorge não levou o apoio, o ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) e Guerra seguirão normalmente em campos opostos e na mesma rotina de embates.

Pré-candidato ao governo do Estado Jairo Jorge (PDT) e Carlos Gomes (PRB) no aniversário do deputado federal e presidente do PRB, Carlos Gomes. Comemoração foi em 16 de junho
Jairo Jorge com o presidente do PRB, Carlos Gomes, no aniversário do republicano, no mês passadoFoto: Facebook / Reprodução

A vereadora Paula Ioris, presidente licenciada do PSDB caxiense, partido que tem os dois protagonistas na disputa, lembra que a expulsão do prefeito se deu antes de ela ingressar no partido. Suas críticas e sua postura na Câmara, frisa, não vão mudar. 

— Não vou ser contra ou a favor por causa de uma coligação — diz Paula.

Diante da situação delicada nas relações políticas, ela resume: 

— Por isso, defendo uma grande reforma política, com menos partidos.

:: A partir do dia 6, não haverá transmissão ao vivo pela TV do Legislativo, impedindo o uso político-eleitoral pelos combatentes mais acirrados.

Leia também
Hospital materno-infantil de Caxias precisa de R$ 6,5 milhões para terminar obra parcial
Vereador pede arquivamento de projeto que isenta IPTU de quem adotar criança ou adolescente em Caxias
Justiça definirá data de desocupação da Maesa

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros