Aprovado em Caxias projeto que altera imagem de placas de atendimento prioritário para idosos - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Mudança10/07/2018 | 16h52Atualizada em 14/07/2018 | 11h09

Aprovado em Caxias projeto que altera imagem de placas de atendimento prioritário para idosos

Proposta depende da sanção do prefeito para se tornar lei

Aprovado em Caxias projeto que altera imagem de placas de atendimento prioritário para idosos Reprodução, Agência RBS/
À esquerda, figura usada atualmente. À direita, novo ícone que deverá ser utilizado caso a proposta vire lei Foto: Reprodução, Agência RBS
Pioneiro
Pioneiro

A imagem de uma pessoa arqueada com uma bengala para indicar atendimento prioritário para idosos deve sofrer alterações. O projeto de lei que propõe a mudança nas placas em estabelecimento comerciais e de serviços que possuam atendimento ao público em Caxias do Sul foi aprovado na sessão desta terça-feira.

A proposta busca adequar a figura de pessoas com mais de 60 anos à realidade. Conforme o texto da matéria, de autoria do vereador Neri, O Carteiro (SD), a imagem atual não corresponde à situação dos idosos nos dias de hoje. A sugestão é que as novas placas contenham a identificação "60+".   

"A maioria destas pessoas encontram-se em plenas condições de saúde física e mental, e a imagem de uma pessoa arqueada e de bengala, não faz jus a situação destas pessoas que ainda tem muito a oferecer, tanto na sua vida social, familiar e no mercado de trabalho, quer seja por vontade de continuar ativo no mercado, como também por necessidade financeira", diz um trecho projeto. 

Para se tornar lei, a iniciativa precisa ser sancionada pelo prefeito Daniel Guerra (PRB). Se virar lei, está prevista multa equivalente a 10 Valores de Referência Municipal (VRMs) — R$ 321,80, atualmente — para quem descumprir a norma. Haverá prazo de um ano para adequação. 

O projeto

Obriga a alteração nas placas de atendimento prioritário, o símbolo dos idosos, nos estabelecimentos comerciais e de serviços que possuam atendimento ao público no município de Caxias do Sul.

São estabelecimentos com atendimento ao público, conforme o projeto:
> Supermercados
> Bancos
> Farmácias
> Bares
> Restaurantes
> Lojas em geral
> Plantões de saúde
> Similares

Leia também
Aprovado projeto que inclui valores pagos em publicações oficiais do município de Caxias
Projeto para população saber destinação de emendas em Caxias depende de sanção do prefeito
Pré-candidatos de Caxias deixam CCs para poder concorrer

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros