17 vetos do prefeito de Caxias do Sul já foram rejeitados em 2018 - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Olhômetro15/06/2018 | 05h05Atualizada em 15/06/2018 | 05h05

17 vetos do prefeito de Caxias do Sul já foram rejeitados em 2018

Apenas dois vetos foram respeitados. No ano, Câmara aprovou 54 projetos

17 vetos do prefeito de Caxias do Sul já foram rejeitados em 2018 Clever Moreira / Divulgação/
Foto: Clever Moreira / Divulgação

Uma das maiores dificuldades do prefeito Daniel Guerra (PRB) em relação ao Legislativo é ter seus vetos mantidos pelos vereadores. Dos 19 votados neste ano, 17 não foram acatados. Projetos barrados pela administração por serem considerados inconstitucionais acabam sendo promulgados pela Câmara e tornam-se leis. 

Leia mais matérias do Olhômetro

O veto mais recente derrubado pela Câmara foi na terça-feira, ao projeto de regulamentação do estacionamento em frente e de frente aos imóveis, de autoria do vereador Adiló Didomenico (PTB). O primeiro veto do ano a ser rejeitado foi ao projeto que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades do poder público municipal na fonte geradora. Em 2017, houve sete rejeitados e apenas três acatados. A administração já ajuizou, pelo menos, quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs). 

Quanto aos projetos enviados à Câmara, a prefeitura tem conquistado algumas vitórias neste ano. Das 12 propostas de autoria do Executivo votadas até ontem, apenas uma foi rejeitada. Mas a mais polêmica, que buscava autorização para alienar 100% do capital social do Ipam na Farmácia do Ipam Ltda, teve votos favoráveis apenas dos parlamentares da base governista, Chico Guerra (PRB) e Renato Nunes (PR), e acabou arquivada. 

>> Veja quais vetos e projetos foram aprovados e rejeitados:

Olhômetro - De olho nos vereadores

Além do projeto da Farmácia do Ipam, a Câmara arquivou a proposta que buscava disciplinar o Imposto sobre Transmissão de Bens Intervivos (ITBI) em loteamentos. O projeto de lei complementar era de autoria do ex-vereador Guila Sebben (PP). No total, o Legislativo aprovou 54 projetos em 2018.

Leia também
BO registrado por secretária contribui para novo pedido de impeachment contra o prefeito de Caxias
Comissão de Ética vai intimar Chico Guerra por suposta represália a líder comunitário do Cânyon, de Caxias
Protocolado quarto pedido de impeachment do prefeito de Caxias do Sul 


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros