Número de eleitores aumenta em Bento Gonçalves e Farroupilha - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Eleições 201821/05/2018 | 16h26Atualizada em 21/05/2018 | 16h27

Número de eleitores aumenta em Bento Gonçalves e Farroupilha

Transferências de zona eleitoral estão entre os principais motivos do aumento

Número de eleitores aumenta em Bento Gonçalves e Farroupilha Felipe Carneiro / Agência RBS/Agência RBS
Prazo para alterações no título já terminou em 9 de maio Foto: Felipe Carneiro / Agência RBS / Agência RBS
Gaúcha Serra

 Os dois maiores municípios da Serra Gaúcha depois de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha, registraram aumento no número de eleitores aptos a votar na próxima eleição. O período de regularização do cadastro na Justiça Eleitoral terminou no dia 9 de maio.

Bento Gonçalves tem agora 89.218 eleitores contra 87.227 pessoas com título de eleitor válido em 2016. Segundo Francine Stringhini, chefe de cartório substituta da 8ª Zona Eleitoral de Bento Gonçalves, não é possível especificar o principal motivo do aumento. Porém, ela relata que foi registrado um número elevado de transferências este ano, o que pode ter influenciado no aumento do colégio eleitoral do município. Segundo Francine, esses novos eleitores vem principalmente do nordeste do estado e da região da Campanha, como São Borja.

Assim como Bento Gonçalves, Farroupilha também registrou um aumento em seu colégio eleitoral. Atualmente o município tem 55.614 eleitores cadastrados. Em 2016, eram 54.770 pessoas aptas a votar. Desse número, cerca de 45% já fizeram o recadastramento biométrico.

Segundo Alexandre Bohrer, chefe do cartório de eleitoral de Farroupilha, do contingente de novos eleitores, cerca de 60% são de pessoas que tiraram o titulo de eleitor pela primeira vez, já 40% são de transferências de outras zonas eleitorais.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros