Mais de 100 sugestões de mudança no plano diretor já foram apresentadas na Câmara de Caxias - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Em discussão10/05/2018 | 11h34Atualizada em 10/05/2018 | 11h34

Mais de 100 sugestões de mudança no plano diretor já foram apresentadas na Câmara de Caxias

Prazo para fazer outras propostas se estende até a próxima terça-feira 

Mais de 100 sugestões de mudança no plano diretor já foram apresentadas na Câmara de Caxias Tuca Rainés/Divulgação
Redução do perímetro urbano é um dos principais pontos de debate sobre o plano diretor Foto: Tuca Rainés / Divulgação

 A revisão do plano diretor de Caxias do Sul, que deveria ter ocorrido ainda no ano passado, vai se estender pelos próximos meses. Mais de 100 sugestões de mudanças ao documento desenvolvido pela prefeitura já foram apresentados à Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação (CDUTH) da Câmara de Vereadores, onde o projeto tramita. O prazo para fazer outras propostas se estende até a próxima terça-feira (15). Depois, todas serão analisadas pela Comissão.

Leia mais:
Sugestões para o Plano Diretor de Caxias podem ser enviadas até a próxima semana
Quórum é baixo, mas reunião do prefeito de Caxias sobre Plano Diretor tem boa avaliação

Durante audiência pública nesta terça-feira (9), o vereador Elói Frizzo (PSB), que preside a comissão, ressaltou que o debate entre os integrantes do grupo e com a prefeitura ocorrerá "quantas vezes forem necessárias".

— Queremos produzir o melhor Plano Diretor possível — destacou.

A reunião lotou o plenário da Câmara, com participação de mais de 200 pessoas. Além dos vereadores, representantes da prefeitura estiveram presentes para explicar o processo de elaboração do plano. 

A presença de agricultores foi marcante. O motivo é a reivindicação de que áreas usadas para atividade rural sejam retiradas do perímetro urbano. A diretora da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Territorial (Coplan), Rosana Guarese, disse que o documento apresentado já contempla parte dessa demanda.

Outra proposta levantada foi que o plano diretor seja discutido durante um período de tempo menor — o que está em vigor é de 2007. Além disso, a comunidade levou sugestões sobre o zoneamento da cidade, demarcação de áreas de preservação permanente, regularização de loteamentos, limite da altura de prédios, previsão do modal ferroviário no transporte de forma integrada com a região, entre outros. 

O secretário do Planejamento, Fernando Mondadori, explicou que foi curto o período para a elaboração do plano, o que pode levar à necessidade de ajustes. A revisão iniciou em abril e o projeto foi encaminhado em dezembro para a Câmara. Porém, Mondadori pediu que as emendas levem em consideração a forma como o planejamento do município foi pensado.

— Peço que coloquem emendas que não quebrem a lógica do plano diretor. É quebrando a lógica que se faz uma colcha de retalhos e acredito que não se quer isso — afirmou.  

 Leia também:
Secretário estadual da Saúde garante a vereadores que leitos do HG, em Caxias, não serão fechados
Audiência pública em Bento Gonçalves debaterá iluminação nas ruas
No último dia para regularizar o título, eleitores formam longa fila no cartório de Caxias  

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros