A poucos dias do fim do prazo para regularização do Título Eleitoral, cartório volta a apresentar filas em Caxias - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Últimos dias07/05/2018 | 14h17Atualizada em 08/05/2018 | 06h45

A poucos dias do fim do prazo para regularização do Título Eleitoral, cartório volta a apresentar filas em Caxias

Mais de 30 mil pessoas ainda precisariam regularizar situação eleitoral para poder votar no próximo pleito

A poucos dias do fim do prazo para regularização do Título Eleitoral, cartório volta a apresentar filas em Caxias Mateus Frazão/Agencia RBS
Foto: Mateus Frazão / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

As filas junto ao Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, que se popularizaram entre 2015 e 2016 durante o período de atualização biométrica, voltaram a ser cenário nos dias que antecedem o encerramento do prazo para regularização do título de eleitor. Quem deseja votar no próximo pleito tem até amanhã para comparecer ao cartório, na Rua Garibaldi, na posse de documento com foto e comprovante de residência — e comprovante de quitação militar, no caso dos homens. 

Estima-se que mais de 30 mil pessoas estejam ainda com a situação irregular em Caxias e, portanto, não poderiam votar nas eleições deste ano.

Leia mais:
Eleitores têm até 9 de maio para recadastramento biométrico
Regularização do título eleitoral pode ser feito até 9 de maio

Na manhã de ontem, dezenas de pessoas aguardavam pelo inicio do expediente na Rua Garibaldi. A fila quase dobrava a esquina com a Pinheiro Machado. Ainda assim, o movimento não tem sido tão grande, na avaliação do chefe de cartório, Marcelo Reginatto.

— As filas começaram na última semana. Mas, muitas vezes, as pessoas que vêm à tarde acabam sendo atendidas muito mais rápido do que quem espera a abertura do cartório pela manhã — explica o chefe de cartório, Marcelo Reginatto, informando que o atendimento demora média de 10 minutos.

No último final de semana, o cartório abriu excepcionalmente para atender a demanda. Porém, conforme Reginatto, a procura ficou bem abaixo do esperado:

— Atendemos cerca de 420 pessoas entre sábado e domingo. Tínhamos capacidade para no mínimo o dobro disso — comenta.

Ao todo, 13 guichês estão disponíveis. A equipe do cartório conta também com a participação de dois militares do 3º GAAAe para reforçar o atendimento.

Pessoas que perderam o título de eleitor, mas que fizeram o recadastramento biométrico, estão sendo orientadas a não procurar o cartório neste momento, uma vez que a biometria garante também a disponibilidade de informações via digital por meio do aplicativo e-título. A alternativa, disponível na Google Play e na App Store, tem a funcionalidade de servir como uma cópia digital de segurança do título eleitoral.

COMO FAZER

:: O quê: regularização do Título Eleitoral, confecção do primeiro título, alteração de dados de cadastro, transferência de domicílio eleitoral, cadastramento biométrico nos municípios onde o cadastramento é obrigatório.

:: Onde: comparecer no Cartório Eleitoral mais próximo de sua residência, levando Título de Eleitor (caso possua), comprovante de residência (é aceita somente a conta mais recente de água ou luz), documento oficial de identificação pessoal e comprovante de quitação militar. Em Caxias do Sul, o Cartório Eleitoral fica na Rua Garibaldi, 596 (3221.3400).

:: Horário de funcionamento: Das 10h às 19h. 

Leia também
Um quarto dos médicos nomeados pela prefeitura de Caxias não assumiu vaga neste ano
Pré-candidatura de Rigotto ganha força no PMDB

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros