Regularização do título eleitoral pode ser feito até 9 de maio - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Eleições 201825/04/2018 | 09h00Atualizada em 26/04/2018 | 10h54

Regularização do título eleitoral pode ser feito até 9 de maio

Eleitores têm 15 dias para transferir, atualizar, tirar documento e fazer o cadastro biométrico

Regularização do título eleitoral pode ser feito até 9 de maio Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro

Os eleitores que desejam votar nas eleições do dia 7 de outubro têm 15 dias para regularizar o Título de Eleitor. O prazo para atualizações do documento termina no dia 9 de maio. A data também vale para o eleitor tirar o primeiro título, alterar dados de cadastro ou transferir o domicílio eleitoral. O eleitor que não fez a biometria nos municípios onde o cadastramento é obrigatório tem a oportunidade de regularizar a sua situação.

Em Caxias do Sul, o Cartório Eleitoral está atendendo bem abaixo para a capacidade máxima de até 500 pessoas por dia. Segundo Marcelo Reginatto, chefe da 16ª Zona Eleitoral, cerca de 200 pessoas são atendidas diariamente no local.

– Agora (às 17h30min de ontem), por exemplo, o Cartório está vazio. O movimento está muito fraco. As pessoas estão deixando para vir no final do prazo.

Considerando os últimos dias de trabalho, Reginatto aponta que o melhor horário para atendimento é entre 17h e 19h, mas ressalva que o movimento deve aumentar nos próximos dias.

Para atender à demanda, o Cartório Eleitoral vai ampliar em duas horas o atendimento a partir de maio. Nos dias 2, 3, 4, 8 e 9, o horário de funcionamento será das 10h às 19h. Já nos dias 5 e 6, o Cartório abrirá das 10h às 17h.

COMO FAZER

- O quê: regularização do Título Eleitoral, confecção do primeiro título, alteração de dados de cadastro, transferência de domicílio eleitoral, cadastramento biométrico nos municípios onde o cadastramento é obrigatório.

- Onde: comparecer no Cartório Eleitoral mais próximo de sua residência, levando Título de Eleitor (caso possua), comprovante de residência, documento oficial de identificação pessoal e comprovante de quitação militar. Em Caxias do Sul, o Cartório Eleitoral fica na Rua Garibaldi, 596 (3221.3400).

- Horário de funcionamento: meio-dia às 19h. Nos dias 2, 3, 4, 8 e 9 de maio, das 10h às 19h. Nos dias 5 e 6 de maio, das 10h às 17h.

Aplicativo é alternativa para título digital

O aplicativo e-Título permite que os eleitores acessem a via digital do Título Eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet. A ferramenta foi lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dezembro do ano passado.

O e-Título surge como alternativa à emissão de títulos eleitorais em papel e trará economia nos custos da Justiça Eleitoral, como a emissão de segundas vias dos títulos extraviados, suprimentos de impressora, entre outros.

Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao Título de Eleitor.

Para acessar o documento digital, o eleitor deverá baixar o aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, disponível no Google Play e na App Store. Ao inserir no aplicativo o número do seu Título Eleitoral, seu nome, o nome da mãe e do pai e a data de nascimento, o e-Título será validado e liberado. Ao ser acessado pela primeira vez, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

A versão digital do título conta com novidades em relação à via impressa. O documento tem a foto do eleitor para identificá-lo na hora da votação. Essa possibilidade vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico.

Leia mais:
Pintura da prefeitura de Caxias do Sul vai custar cerca de R$ 460 mil
Concessões da ERS-122 e da RS-453 não estão nos planos do governo do Estado para 2018
Intervalo: É preciso ter orgulho e valorizar o feito do Caxias do Sul Basquete

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros