Vereadores aprovam criação de Dia Municipal da Mulher Empresária Caxiense - Política - Pioneiro
 

Projeto08/03/2018 | 15h03Atualizada em 08/03/2018 | 15h03

Vereadores aprovam criação de Dia Municipal da Mulher Empresária Caxiense

Caso projeto seja sancionado pelo prefeito, a celebração ficará instituída para 28 de novembro, em alusão ao nascimento de Amábile Zanandrea Stedile

Vereadores aprovam criação de Dia Municipal da Mulher Empresária Caxiense Franciele Masochi Lorenzett/Divulgação
Foto: Franciele Masochi Lorenzett / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

A Câmara de Vereadores de Caxias aprovou por unanimidade na sessão desta quinta-feira o projeto de lei que institui o Dia Municipal da Empresária Caxiense. O texto agora aguarda sanção do prefeito Daniel Guerra (PRB) para se tornar lei. 

A proposta de autoria da vereadora Paula Ioris (PSDB), sugere instituir a celebração para o dia 28 de novembro, em alusão ao nascimento de Amábile Zanandrea Stedile, esposa de Francisco Stedile, fundador do Grupo Francisco Stedile. 

Na exposição dos motivos do projeto, a parlamentar destacou a dedicação de Amábile como incentivadora do marido e a atuação dela tanto como cuidadora do lar quanto no trabalho formal que exerceu ao longo da vida. Ela é também considerada referência na criação de entidades beneficentes em Caxias. Amábile era natural de Flores da Cunha, mas recebeu o título de Cidadã Caxiense em 2012. Ela faleceu no dia 10 de julho de 2015.

Dia Internacional da Mulher na Câmara

Além da aprovação do projeto que propõe o Dia Municipal da Mulher Empresária Caxiense, o Legislativo promoveu outras atividades com ênfase na representatividade feminina na sessão desta quinta-feira. Na abertura dos trabalhos, a integrante do Fórum da Mulher Caxiense, Azenira Lazarotto, se manifestou na tribuna. No pronunciamento ela ressaltou a importância do debate de ações que visam combater a violência contra a mulher no país.

Também na sessão, houve a nomeação oficial da vereadora Denise Pessôa (PT) como procuradora Especial da Mulher no Legislativo. 

A Procuradoria ficará responsável por representar vereadoras da Câmara caxiense, tanto no recebimento de possíveis denúncias de crimes quanto no acompanhamento de ações que busquem estabelecer a igualdade entre homens e mulheres.

Leia também:
Câmara de Caxias realiza no fim de semana primeira reunião para discutir o Plano Diretor
Defesa recorre de cassação do mandato do prefeito de Bom Jesus
Vereador reclama de deboche de colegas após usar cafeteira própria na Câmara de Caxias
Declarações do chefe de Gabinete da prefeitura de Caxias deixam vice-prefeito zangado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros