Rubia Frizzo deixa Secretaria de Turismo de Gramado - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Mudança20/03/2018 | 21h06Atualizada em 20/03/2018 | 21h06

Rubia Frizzo deixa Secretaria de Turismo de Gramado

Ex-secretária da Cultura caxiense diz que pediu a exoneração do cargo para ficar mais perto da família

Rubia Frizzo deixa Secretaria de Turismo de Gramado Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Prestes a completar um ano à frente da Secretaria de Turismo de Gramado, a jornalista Rubia Frizzo deixou a pasta na última sexta-feira. Ela pediu exoneração por questões particulares. "Para estar mais perto da minha família", respondeu por mensagem ao Pioneiro. 

— Cumpri uma etapa de grande aprendizagem em uma cidade que admiro e respeito, onde fui extremamente bem recebida — disse ainda. 

Rubia assumiu a secretaria interinamente em abril de 2017, após Edson Néspolo deixar a pasta para ser o presidente da GramadoTur. Rubia já havia trabalhado em Gramado nos anos 1980 com o Festival de Cinema. Ela foi secretária da Cultura em Caxias do Sul durante dois anos, entre 2014 e 2016, e concorreu a vereadora pelo PDT na última eleição municipal. 

A ex-secretária garante que não houve nenhum desentendimento ou insatisfação com a gestão de Gramado. 

— Tenho maior carinho e respeito por todos e deixo grandes amigos. Recebi inúmeras manifestações extremamente carinhosas de muitas entidades. É questão pessoal mesmo. 

Licitação — Ao contrário do que Rubia diz, sua saída, nas redes sociais, não é tratada como iniciativa própria. Os comentários são de que ela teria sido forçada a pedir exoneração por suposto beneficiamento de empresa caxiense em processos licitatórios. 

A licitação para agenciamento de professores e músicos contratados para apresentações durante o IV Gramado in Concert — realizado em fevereiro —, vencida pela empresa de Luciano Balen ME, é citada. No Portal da Transparência da prefeitura, consta o valor de R$ 107.500 para a despesa com o serviço contratado na modalidade "inexigibilidade c/processo", sem a necessidade mínima de três empresas concorrentes.

Conforme Rubia, havia dois proponentes: a empresa Luciano Balen e outra de Porto Alegre. A de Balen venceu. 

— Todas as contratações foram feitas mediante reconhecido conhecimento das devidas áreas de atuação. Isso é conduzido pelas compras, ligada à Secretaria de Administração sem qualquer interferência da Secretaria de Turismo — defende-se. 

Prefeitura agradece

Em nota publicada no Facebook, a administração municipal agradeceu "o empenho e a dedicação de Rubia em todo o período à frente da secretaria"  e a cumprimentou pela competência e eficiência na realização dos projetos da pasta. O prefeito foi procurado, mas não respondeu à solicitação de entrevista da reportagem. 

Desde segunda-feira, o radialista Luiz Kraieski responde interinamente pela secretaria.

Leia também
Licitações da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul serão transmitidas ao vivo
Em palestra na CIC, prefeito de Caxias do Sul promete não criar nem aumentar impostos
Deputado Mauro Pereira grava vídeo para rebater Agnaldo Timóteo por criticar gaúchos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros