Conheça a prefeitura que é comandada por mulheres em Muitos Capões - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Dia Internacional da Mulher08/03/2018 | 11h00Atualizada em 08/03/2018 | 11h00

Conheça a prefeitura que é comandada por mulheres em Muitos Capões

Em Caxias, nunca houve uma mulher eleita prefeita

Conheça a prefeitura que é comandada por mulheres em Muitos Capões Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Basta olhar para prefeituras e casas legislativas do país para constatar: a participação feminina na política é pequena. Na Câmara de Vereadores de Caxias, por exemplo, são três mulheres e 20 homens. Dos 265 vereadores eleitos em 125 anos de Legislativo, completados em 2017, apenas 10 cadeiras foram ocupadas por mulheres. A Câmara teve ainda outras duas vereadoras suplentes, que assumiram durante licença de titular, o que eleva para 12 a representação feminina na Casa — número ainda assim pequeno. 

Leia mais
3por4: Pole Modas, de Caxias, cria campanha #semfiltro na Semana da Mulher 

No primeiro escalão da administração municipal, a distribuição é mais igual. São 10 mulheres e 12 homens. Ainda assim, prefeito e vice são homens. Caxias, aliás, nunca teve uma mulher eleita prefeita. Marisa Formolo (PT), vice-prefeita de 1997 a 2000, foi a primeira mulher a assumir o Executivo na história da cidade, durante licença do então prefeito Pepe Vargas (PT). 

Nas 65 cidades da região de abrangência do Pioneiro, há apenas cinco comandadas por mulheres. Uma delas chama a atenção: a prefeitura não tem apenas uma mulher prefeita. Tem uma vice também. Rita de Cássia Campos Pereira e Elenise Alves Cabral, ambas do DEM, são exceção. Elas governam Muitos Capões, município há 149 quilômetros de Caxias e 191 de Porto Alegre. 

Desde 1º de janeiro de 2017, as duas administram a cidade de 2.988 habitantes, em que a maioria dos moradores é do sexo masculino: 1.535 contra 1.453 mulheres. Com economia baseada na agricultura, Rita e Elenise têm trabalhado para garantir boas condições para os produtores rurais. Mas elas sabem que somente isso não é suficiente. 

— A geração de empregos, principalmente para os jovens, é um grande desafio — reconhece Elenise, que acumula o cargo de vice com as secretarias da Assistência Social e do Esporte. 

Em família

Em cidade pequena, é comum todos se conhecerem e se tornem, até, membros da mesma família. Rita de Cássia foi professora de História e Geografia de Elenise na escola e as duas acabaram virando sogra e nora. Elenise, que é professora de Educação Física, começou a namorar Édipo, filho de Rita, há 12 anos e hoje eles estão casados. Os dois, inclusive, aguardam a chegada de Eliéser, primeiro filho do casal. Édipo seguiu carreira na política e é líder da bancada do DEM na Câmara de Vereadores. 

Além disso, o marido de Rita, Renato, e o pai de Elenise, Bruno, são ex-vereadores de Muitos Capões. 

— Comecei a acompanhar meu marido e não consegui escapar. Daí, comecei como vereadora — conta Rita, que conquistou uma cadeira na casa na legislatura 2009-2012.

Antes de Rita, Muitos Capões teve outra prefeita. Mara Barcellos (PP) esteve à frente do Executivo por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2008. Em todas as eleições municipais realizadas desde a emancipação de Muitos Capões (a localidade pertencia a Vacaria), em 1995, houve a presença de mulheres na disputa à prefeitura. 

A participação feminina intensa e, de certa forma, atípica na cidade, no entanto, não foi suficiente para deixar Rita e Elenise confiantes na vitória em 2016. Elas admitem que temiam a derrota justamente por preconceito. 

— A gente achava que ia ser complicado para duas mulheres ganharem — diz Rita. 

Mas se enganaram. Elegeram-se com 1.124 votos, 69 a mais que o adversário. 

"O próprio partido não incentiva"

Neste ano, Rita e Elenise gerem um orçamento de R$ 25 milhões e administram um quadro de 256 servidores. Na Câmara, a maioria dos vereadores é oposição ao governo. São tarefas que há algumas décadas eram improváveis para as mulheres, já que o voto feminino no Brasil foi garantido apenas em 1932. 

— A gente acumula funções. É mãe, esposa, dona de casa... Não que os homens não acumulem, mas as tarefas são diferentes. Para ser atuante na sociedade, nós precisamos ser cinco em uma — diz Elenise.

Conforme pesquisa feita pela Pulso Público a pedido do Movimento Transparência Partidária, a cada 10 eleitores filiados a partidos políticos, apenas quatro são mulheres. O percentual contrasta com a maioria feminina no país: o Censo 2010 aponta que as mulheres representam 51,03% da população brasileira. 

— A sociedade coloca que a mulher não tem capacidade, mas nós estamos provando o contrário. O próprio partido não incentiva. Desde que nós entramos, muitas mulheres vieram nos falar que querem concorrer na próxima eleição— revela Rita.

PREFEITAS E VICES NA REGIÃO

:: Muitos Capões
Prefeita: Rita de Cássia Campos Pereira (DEM)
Vice-prefeita: Elenise Alves Cabral (DEM)

:: Fagundes Varela
Prefeita: Claudia Moreschi Tomé (PP)

:: São Marcos
Vice-prefeita: Rosa Mari Nicoletti Fontana (PSDB)

:: Serafina Corrêa
Prefeita: Maria Amélia Arroque Gheller (PMDB)

:: São Vendelino
Vice-prefeita: Margarete Maria Kurmann Gosenheimer (PTB)

:: Ibiraiaras
Prefeita: Ivete Beatriz Zamarchi Luchezi (PMDB)

:: São Pedro da Serra
Prefeita: Isabel Corete Joner Cornelius (PMDB) 

:: Dois Lajeados
Vice-prefeita: Fabiana Giacomin (PV)

CURIOSIDADES

:: A primeira vereadora eleita de Caxias foi Ester Troian Benvenutti (PTB), em 1960. 

:: A presidência do Legislativo caxiense foi ocupada por uma mulher, pela primeira vez, em 1985: Rachel Grazziotin (PDT) foi a responsável pela marca.

:: A vereadora com mais tempo de Câmara é Geni Peteffi (PMDB), já falecida. Foram seis mandatos consecutivos. Geni morreu em 26 de setembro de 2013. 

MULHERES NO EXECUTIVO DE CAXIAS

:: Secretária de Agricultura: Camila Sandri Sirena
:: Secretária de Educação: Marina Matiello
:: Secretária de Gestão e Finanças: Magda Regina Wormann
:: Secretária de Meio Ambiente: Patrícia Rasia
:: Secretária de Recursos Humanos e Logística: Vangelisa Fogaça Cassânego Lorandi
:: Secretária de Saúde: Deysi Leana Bottin Piovesan
:: Secretária de Turismo: Renata Aquino Carraro
:: Secretária de Urbanismo: Mirangela Rossi
:: Presidente da Codeca: Amarilda Bortolotto
:: Presidente da FAS: Rosana Santini Menegotto

Leia também
Justiça atende pedido e prefeito de Caxias do Sul vai depor após as testemunhas
Dona Nilva e filhos divulgam carta de agradecimento "aos amigos da família Randon"

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros