Onze vereadores de Caxias do Sul devem concorrer na eleição deste ano - Política - Pioneiro
 

Pré-candidaturas20/02/2018 | 08h00Atualizada em 20/02/2018 | 08h00

Onze vereadores de Caxias do Sul devem concorrer na eleição deste ano

Se número se confirmar, é metade do Legislativo caxiense na eleição de outubro

Onze vereadores de Caxias do Sul devem concorrer na eleição deste ano Luciane Modena/Divulgação
Foto: Luciane Modena / Divulgação

Dos 23 vereadores da Câmara Municipal de Caxias do Sul, 11 devem pedir seu voto novamente em outubro. Mas, desta vez, para a eleição a deputado estadual e federal. Até agora, são oito pré-candidatos entre os parlamentares a uma vaga na Assembleia Legislativa e um à Câmara dos Deputados. Ainda há dois vereadores que podem concorrer a deputado federal, mas ainda não confirmam a pré-candidatura. 

Se os 11 que aparecem como possíveis candidatos disputarem, de fato, o pleito, é metade do Legislativo caxiense na eleição de outubro. Dos pré-candidatos vereadores a deputado estadual, apenas Edson esteve no pleito de 2014, o último que renovou as casas legislativas nos Estados e no país. Ele concorreu à Assembleia e fez 14.858 votos. 

Gustavo Toigo (PDT) concorreu a deputado em 2006 e fez 9.119 votos. Os vereadores Adiló Didomenico (PTB), Denise Pessôa (PT), Kiko Girardi (PSD), Renato Oliveira (PCdoB), Neri, o Carteiro (SD) e Renato Nunes (PR) não estiveram nas últimas eleições gerais. 

Para federal, Paula Ioris (PSDB) aparece como única pré-candidata confirmada até agora. Em 2014, Paula concorreu à Câmara Federal e fez 21.329 votos. 

As candidaturas para a eleição deste ano serão oficializadas somente entre 20 de julho e 5 de agosto, período previsto para a realização de convenções partidárias pela Justiça Eleitoral. 

Em avaliação

O vereador Rodrigo Beltrão (PT), que aparecia como um possível candidato a deputado estadual, agora avalia a possibilidade de concorrer a federal. A decisão deve ser tomada o quanto antes. Concorrer a Assembleia, seu desejo inicial, já está descartado diante das duas pré-candidaturas colocadas, segundo ele, no PT – as da vereadora Denise Pessôa e do deputado federal Pepe Vargas. 

— É uma oportunidade para representar Caxias com força — diz o vereador, que em 2015 concorreu a deputado estadual e fez 5.969 votos. 

O presidente da Câmara, Alberto Meneguzzi (PSB), também pode estar na disputa à Câmara dos Deputados. O partido deseja sua candidatura, mas ele ainda não se decidiu: 

— Não tenho essa certeza. O partido quer. Acham que eu poderia surpreender. No sábado temos uma reunião para amadurecer a ideia.  

>> Pré-candidatos colocados

Pré-candidatura confirmada à Câmara dos Deputados
:: Paula Ioris (PSDB)

Tendência de pré-candidatura a federal
:: Alberto Meneguzzi (PSB)
:: Rodrigo Beltrão (PT) 

Pré-candidatura confirmada à Assembleia Legislativa
:: Adiló Didomenico (PTB)
:: Denise Pessôa (PT)
:: Edson da Rosa (PMDB)
:: Gustavo Toigo (PDT)
:: Kiko Girardi (PSD)
:: Neri, o Carteiro (SD)
:: Renato Nunes (PR)
:: Renato Oliveira (PCdoB)

>> Não concorrem
:: Alceu Thomé (PTB)
:: Arlindo Bandeira (PP)
:: Chico Guerra (PRB)*
:: Edi Carlos (PSB)
:: Elói Frizzo (PSB)*
:: Felipe Gremelmaier (PMDB)
:: Flavio Cassina (PTB)*
:: Gládis Frizzo (PMDB)
:: Paulo Périco (PMDB)
:: Rafael Bueno (PDT)
:: Ricardo Daneluz (PDT)*
:: Velocino Uez (PDT) 

* A reportagem não conseguiu contato com os vereadores Chico Guerra, Elói Frizzo, Flavio Cassina e Ricardo Daneluz, mas, em outras reportagens, eles já haviam declarado que não disputariam a eleição deste ano.

Leia também
Prefeito de Caxias do Sul abre partida de futebol adaptado antes do clássico Ca-Ju
Para prefeito de Caxias, declarações do relator do impeachment estariam antecipando julgamento
Iotti: cidades fazem festas e Caxias dorme?

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros