Comissão irá apresentar até sexta-feira parecer prévio sobre denúncia contra prefeito de Caxias do Sul - Política - Pioneiro
 

Impeachment12/02/2018 | 20h46Atualizada em 12/02/2018 | 20h51

Comissão irá apresentar até sexta-feira parecer prévio sobre denúncia contra prefeito de Caxias do Sul

Grupo já iniciou análise da defesa de Daniel Guerra 

Comissão irá apresentar até sexta-feira parecer prévio sobre denúncia contra prefeito de Caxias do Sul Vania Marta Espeiorin/Divulgação
Foto: Vania Marta Espeiorin / Divulgação

A semana é de expectativa na prefeitura e na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A Comissão Processante, que analisa o pedido de impeachment contra o prefeito Daniel Guerra (PRB), começou a analisar ontem a defesa do chefe do Executivo e entregará parecer prévio até sexta-feira. O documento pode apontar pelo arquivamento ou pelo prosseguimento do processo. 

Protocolada pelo prefeito na última sexta-feira, a defesa tem 40 páginas e mais de 600 anexos. Caberá ao relator, o vereador Edio Elói Frizzo (PSB), elaborar o relatório preliminar, que deverá contar com a aprovação dos colegas Edson da Rosa (PMDB), presidente da comissão, e Velocino Uez (PDT), revisor, os outros dois integrantes da comissão. 

Se o parecer prévio indicar o arquivamento, a comissão comunica o presidente da Câmara, Alberto Meneguzzi (PSB), e ele define a sessão em que o relatório será colocado em votação. O decreto-lei federal 201/1967, que tem guiado o Legislativo e a Comissão Processante neste processo, não prevê data para votação neste caso. 

Mas se o parecer apontar pela continuidade, o presidente da comissão dá início à instrução e determina atos, diligências e audiências que julgar necessário.  

— Estamos fazendo tudo por etapas — destaca Edson, sem antecipar os passos em um possível prosseguimento do processo de impeachment. 

Conclusão do processo 

O rito prevê que o processo seja concluído no prazo de 90 dias contados da data em que se efetivar a notificação do acusado. Como uma liminar suspendeu o prazo para início da defesa de Guerra, a Câmara está considerando o dia 1º de fevereiro como data que inicia a contagem dos 90 dias – data de abertura do ano legislativo e de início do prazo para entrega da defesa do prefeito. 

Foto:
Foto:
Foto:
Foto:

Leia mais
 

Comissão de Saúde não vai à visita de ministro em Caxias
 

Ex-apresentadora do Fantástico, Valeria Monteiro irá concorrer à Presidência
 

"Não encontramos nada que possa dar vazão ao prosseguimento da denúncia", diz advogado do prefeito de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros