Saiba quem assume as pastas nas férias dos secretários do  governo Guerra em Caxias - Política - Pioneiro
 

Governo municipal18/01/2018 | 09h30Atualizada em 18/01/2018 | 10h01

Saiba quem assume as pastas nas férias dos secretários do  governo Guerra em Caxias

Sete secretários têm períodos de descanso confirmados pela Secretaria de Recursos Humanos

Saiba quem assume as pastas nas férias dos secretários do  governo Guerra em Caxias Petter Campagna Kunrath/Divulgação
Foto: Petter Campagna Kunrath / Divulgação

Seis secretários do governo Daniel Guerra (PRB) já marcaram férias após concluírem o primeiro ano de trabalho na administração municipal. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura na tarde de ontem. Dos 24 integrantes do primeiro escalão, 15 têm direito ao período de descanso, entre eles, a secretária da Saúde, Deysi Piovesan, servidora municipal, que assumiu o cargo somente no dia 5 de junho. É a sétima titular de secretaria com o período de descanso agendado. Todas as férias são regulares.

A secretária de Meio Ambiente, Patrícia Rasia, foi a primeira a usufruir as férias por um período de 15 dias. Ela esteve ausente da pasta de 2 a 17 de janeiro. No período, a diretora de Bem-Estar Animal da secretaria, Marcelly Felippi, assumiu o cargo. Patrícia já retornou à função.

Nem mesmo a queda do subprefeito do Desvio Rizzo, Joarez Paproski, desmarcou as férias do secretário de Obras, Leandro Pavan. Ele iniciou o período no dia 11 de janeiro e retorna ao trabalho no dia 26. Neste período, a secretária da Agricultura, Camila Sirena, acumula as secretarias e a subprefeitura do Rizzo. 

No retorno das férias, Pavan assume como interino da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade, no descanso do titular Cristiano Soares, que sairá de férias de 26 de janeiro ao dia 10 de fevereiro. No mesmo período, a titular da Secretaria do Urbanismo, Mirangela Rossi estará de férias. O secretário de Planejamento, Fernando Mondadori, vai acumular o cargo.

A última secretária a sair no final deste mês é a titular da Agricultura, Camila Sirena. As férias dela iniciam-se no dia 29 de janeiro e vão até 13 de fevereiro. Em seu lugar, Patrícia Rasia, do Meio Ambiente, vai acumular os cargos.

A secretária da Saúde, Deysi Piovesan, tem marcado o segundo período de férias desde que assumiu a pasta mais delicada do governo. Ela vai tirar 15 dias de descanso de 7 a 22 de fevereiro. A diretora-executiva da secretaria, Ana Paula Grando Fonseca, vai assumir o posto.

A secretária da Educação, Marina Matiello, por enquanto, é a única que optou por tirar 30 dias de férias. Ela vai se ausentar de 28 de fevereiro a 30 de março. Marina sairá após o início do ano letivo, previsto para 19 de fevereiro. No lugar da titular, a servidora municipal e diretora administrativa da Smed, Raquel Boijink Baldasso, vai ocupar o cargo.

Foto: Arte Pioneiro / Arte Pioneiro

Interino é para atos administrativos

O chefe de Gabinete da prefeitura, Júlio César Freitas da Rosa (PRB), explica que a administração colocou duas possibilidades de substituição durante o período de férias: a ocupação do cargo por outro secretário ou o diretor da pasta.

Questionado se os substitutos têm capacidade técnica para assumir a função durante o período das férias do titular, Freitas da Rosa diz que muitas secretarias têm proximidade de relação de trabalho no dia a dia e que a decisão ocorreu devido a um processo de gestão interna de cada titular das pastas.

Quatro secretários vão acumular cargos durante as férias dos titulares. Para o chefe de Gabinete, a duplicidade não trará prejuízos para a administração porque ocorrerá em períodos curtos.

_ Qualquer tomada de decisão não será pelo interino. Tomadas de decisões, questões estratégicas e que demandam além do conhecimento técnico são atividades do secretário titular. O interino é para períodos curtos e questões que tenham necessidades de assinaturas de empenhos, pagamentos, um despacho, mas administrativamente.

Leia também
TJ não concede liminar à Câmara sobre prazo de defesa do prefeito de Caxias no processo de impeachment
Eleitores têm até 9 de maio para recadastramento biométrico
PP da Serra lança prefeito de Bento pré-candidato ao governo do Estado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros