O que os vereadores de Caxias do Sul votaram no primeiro mês de 2018 - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Legislativo31/01/2018 | 07h00Atualizada em 31/01/2018 | 07h00

O que os vereadores de Caxias do Sul votaram no primeiro mês de 2018

Embora janeiro tenha sido de recesso parlamentar, Câmara realizou sessões representativas e até extraordinárias para aprovação de projeto de lei

O que os vereadores de Caxias do Sul votaram no primeiro mês de 2018 Matheus Teodoro/Divulgação
Vereadores da Comissão Representativa reunidos em sessão no dia 23 de janeiro que aprovou a moção de repúdio à Lei dos Faróis Acesos Foto: Matheus Teodoro / Divulgação

O ano legislativo da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul começa nesta quinta-feira, mas isso não significa que a Casa ficou parada durante o mês de janeiro. Uma vez por semana, sempre às terças-feiras, uma comissão de vereadores se reunia em sessões representativas. Em cinco encontros, foram aprovados oito requerimentos (todos eram pedidos de informações ao Executivo), uma moção e nove votos de congratulações. 

O primeiro pedido de informações aprovado no ano foi o de autoria da vereadora Denise Pessôa (PT) que solicita esclarecimentos à prefeitura sobre a manutenção nas estradas do interior. Nesta terça-feira, foram três requerimentos aprovados: um do vereador Adiló Didomenico (PTB) pedindo informações sobre um imóvel no Jardim Eldorado e outros dois do vereador Rafael Bueno (PDT).

Também foram realizadas em janeiro três sessões extraordinárias para garantir a votação de um projeto de lei do Executivo — projetos não podem ser votados em sessões representativas, apenas em ordinárias ou extraordinárias. A proposta aprovada prorroga por dois anos o concurso público do Edital de Abertura nº 01/2015, da Fundação de Assistência Social (FAS), no cargo de recepcionista. 

O levantamento foi feito a partir de dados do site da Câmara. Você pode conferir o que foi votado e aprovado clicando na imagem abaixo:

Olhômetro - De olho nos vereadores

>> A Comissão Representativa é o órgão que representa a Câmara no período de recesso parlamentar. A Comissão vota requerimentos, moções, votos de louvor e de congratulações e licenças. Dos 23 vereadores, 14 estão na Comissão deste ano. 

12 projetos protocolados

Do início do mês até a tarde desta terça-feira, 12 projetos de lei estavam protocolados no sistema do Legislativo (é possível acessar pelo site da Câmara). Quatro deles são de autoria do Executivo — um deles já aprovado. 

Os projetos da prefeitura propõem a prorrogação do concurso da FAS no cargo de educador social; a disponibilização de faturas de cobrança de serviços públicos municipais em Braille; e a regulação do serviço público de transporte seletivo por micro-ônibus ou ônibus do tipo miniônibus em linhas regulares (táxi-lotação).

O primeiro projeto protocolado neste ano é do vereador Adiló Didomenico (PTB) e trata da remoção de telefones públicos inativos em Caxias do Sul. A proposta autoriza o Executivo a notificar e multar a empresa responsável pela manutenção de orelhões e remover os aparelhos inativos e com defeitos mediante comunicação.

Leia mais
Impeachment do prefeito de Caxias volta à cena com fim do recesso do Legislativo
Presidentes de partidos em Caxias do Sul defendem a moralização, mas têm pouca influência nas decisões nacionais
Prefeito de Caxias do Sul diz que ano será de agenda positiva


 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros