Vereadores de Farroupilha aprovam isenção de IPTU para portadores de doenças graves - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Benefício18/12/2017 | 14h10Atualizada em 18/12/2017 | 14h22

Vereadores de Farroupilha aprovam isenção de IPTU para portadores de doenças graves

Prefeitura deverá sancionar mudança na próxima quinta-feira

Vereadores de Farroupilha aprovam isenção de IPTU para portadores de doenças graves Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

Os vereadores de Farroupilha aprovaram projeto que prevê isenção do IPTU para portadores de doenças graves. Conforme o texto, de autoria de Sedinei Catafesta (PSD) e Tiago Ilha (PRB), ficam isentos do imposto e da taxa da coleta de lixo os portadores de esclerose múltipla incapacitante, neoplasia maligna (câncer), soropositivo para HIV com múltiplas patologias associadas, insuficiência renal crônica com hemodiálise até transplante ou doença mental com interdição e internação para tratamento em clínicas especializadas.

O projeto aprovado prevê que portadores dessas doenças tenham direito às isenções para um único imóvel. Além disso, o proprietário deve residir em Farroupilha no mínimo há cinco anos e possuir renda mensal máxima de dois salários mínimos.

Conforme a prefeitura de Farroupilha, a previsão é que o projeto seja sancionado na próxima quinta-feira. A intenção é que ele já passe a valer a partir dos carnês do ano que vem, que devem começar a ser distribuídos em fevereiro.

Para que a isenção possa ser concedida, o secretário de Finanças, Benami Spilki, explica que a lei precisará ainda ser regulamentada. Entre os pontos que serão regulamentados, conforme ele, estão a maneira como as pessoas irão se cadastrar, e se uma pessoa que se enquadre nos critérios, mas que não seja proprietária do imóvel, poderá ter isenção caso more com um filho, por exemplo. 

O texto aprovado prevê que o contribuinte beneficiado fique obrigado a comprovar a condição a cada dois anos, no período entre agosto e outubro, para continuar recebendo o benefício.

Leia também:
Banco de Alimentos e cozinhas comunitárias serão administrados pela Secretaria de Agricultura de Caxias
Jovem preso em Farroupilha após assalto a loja já havia sido condenado por matar namorada grávida

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros