IPTU de Caxias do Sul aumenta 2,7% e carnês serão emitidos na próxima semana - Política - Pioneiro

Versão mobile

 

Tributo19/12/2017 | 08h00Atualizada em 19/12/2017 | 08h00

IPTU de Caxias do Sul aumenta 2,7% e carnês serão emitidos na próxima semana

Prefeitura atrasou envio do imposto devido a um problema técnico

IPTU de Caxias do Sul aumenta 2,7% e carnês serão emitidos na próxima semana Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A distribuição dos 233 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da taxa da coleta de lixo de Caxias do Sul do exercício de 2018 está prevista para a próxima semana. O atraso do envio do imposto deve-se a problemas no programa que gera os carnês. O imposto caxiense ficará mais caro 2,7% no próximo ano.

Apesar do atraso para o envio dos carnês, o pagamento com vencimento em cota única está programado até o dia 10 de janeiro, mesma data deste ano. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 15% e os em dívida com a prefeitura, de 10%.

Os proprietários de imóveis têm a opção de pagar o tributo em seis parcelas, a primeira com vencimento no dia 10 de fevereiro e a última, no dia 10 de julho.

Cauteloso, o secretário de Gestão e Finanças, José Alfredo Duarte Filho, preferiu não arriscar o valor da arrecadação com o pagamento da cota única por conta do atraso dos carnês. Neste ano, a prefeitura arrecadou R$ 60 milhões com a quitação à vista.

Mesmo com o problema técnico, os contribuintes já podem acessar os carnês pelo site da prefeitura no endereço www.caxias.rs.gov.br , link IPTU 2018.

Pendências

Os contribuintes com pendências com o IPTU de 2017 e anos anteriores podem regularizar a situação na Diretoria de Arrecadação e Cobrança, das 10h às 16h, no Centro Administrativo. Outra opção é buscar a guia no site da prefeitura www.caxias.rs.gov.br, clicar em “Serviços Online” e em “Emissão de cota única de dívida ativa de imóveis”.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo serviço “Alô, Caxias”, por meio do telefone 156, ou ainda pelo número (54) 3218.6000, ramal 6276.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros