Vereadores pressionam por atendimento do governo Daniel Guerra a líderes comunitários  - Política - Pioneiro

Mirante12/11/2017 | 14h08Atualizada em 12/11/2017 | 14h08

Vereadores pressionam por atendimento do governo Daniel Guerra a líderes comunitários 

PDT defende um dia da semana para que secretários e subprefeitos recebam presidentes de associações e dirigentes da UAB

Vereadores pressionam por atendimento do governo Daniel Guerra a líderes comunitários  Paula da Rosa/Divulgação
No início do ano, prefeito atendeu representantes da UAB na sala de espera Foto: Paula da Rosa / Divulgação

Os vereadores da bancada do PDT (Rafael Bueno, Gustavo Toigo, Ricardo Daneluz e Velocino Uez) encaminharam indicação à prefeitura de Caxias, como uma forma de pressionar o governo a abrir espaço aos líderes comunitários. Diante das relações estremecidas com a União das Associações de Bairros (UAB) e associação de moradores, os vereadores querem que secretários e subprefeitos prestem atendimento em um dia da semana aos presidentes de bairros e dirigentes da UAB, a exemplo do que ocorria no governo passado. 

E é claro que trata-se de uma forma de os opositores tentarem contrapor o Gabinete Itinerante do prefeito Daniel Guerra (PRB). O modelo substituto do Orçamento Comunitário coloca Guerra em evidência.

Leia também:  
Ferramentas da Câmara e do Senado permitem participação da sociedade 
Morador de Caxias do Sul sugere perdão da dívida dos Estados
"Esse é um momento que eu já estava costurando há muito tempo", diz ex-secretária da Cultura de Caxias do Sul Adriana Antunes

A defesa da proposição é de que o Poder Executivo deve ser capaz de mediar e induzir adequadamente as demandas oriundas da percepção e sensibilidade comunitária. 

Porém, se depender do município, é uma tentativa frustrada. O entendimento é do secretário de Governo, Luiz Caetano. 

– A administração do prefeito Daniel Guerra tem como marca o contato direto com a comunidade, a exemplo do Gabinete Itinerante, que tem demonstrado eficiência e soluções diretas para a comunidade. A indicação já vem como matéria vencida, pois a diretriz da administração é clara: os líderes comunitários possuem um canal próprio, que é a Coordenadoria de Relações Comunitárias, à disposição de segunda a sexta, das 10h às 16h, para atendimento presencial e encaminhamentos necessários. 

Rafael, líder da bancada do PDT, diz que se não vier um posicionamento positivo em 30 dias, ingressarão com um projeto de lei. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros