Vereador propõe mudar dia do passe livre, em Caxias do Sul - Política - Pioneiro

Mirante18/11/2017 | 10h00Atualizada em 18/11/2017 | 12h27

Vereador propõe mudar dia do passe livre, em Caxias do Sul

Neri, O Carteiro (SD) ingressou com projeto para que ocorra na segunda segunda-feira de cada mês

Vereador propõe mudar dia do passe livre, em Caxias do Sul Franciele Masochi Lorenzett/Divulgação
Neri diz que nos domingos de passe livre em muitas linhas ocorre depredação de coletivos, assaltos e até uso de drogas Foto: Franciele Masochi Lorenzett / Divulgação

O  vereador Neri, O Carteiro (SD) está propondo a troca de data do passe livre no transporte coletivo urbano. O vereador protocolou um projeto de lei nesta sexta-feira para que a gratuidade a todos os usuários, que ocorre no último domingo do mês, passe a ser sempre na segunda segunda-feira. A proposição de Neri pretende alterar o artigo 1° da Lei 5.025, de 23 de dezembro de 1998.

"Nos domingos de passe livre, não em todas, mas em muitas das linhas de ônibus da cidade, estão acontecendo as mais diversas ocorrências que se possa imaginar, dentre elas a depredação dos ônibus, assaltos aos passageiros, badernas, pessoas bebendo, fumando, embriagadas e, em alguns casos, até mesmo se drogando dentro dos coletivos", diz o vereador, conforme a justificativa encaminhada no projeto. 

Leia também:  
Vereadores fecham o cerco em busca de atendimento do governo Daniel Guerra
Votação da revisão do Plano Diretor pela Câmara de Caxias ficará para 2018

Segundo Neri, devido a esses problemas, ao invés de grande parte das pessoas usarem a gratuidade no último domingo de cada mês, por medo as pessoas estão deixando de pegar o ônibus.

Ele entende que com o passe livre na segunda-feira, por ser um dia útil, mais pessoas seriam beneficiadas.

– Com o passe livre na segunda segunda-feira de cada mês, as pessoas poderiam usar a gratuidade para se deslocar com a finalidade de pagar suas contas, e estaremos ajudando a movimentar a economia da cidade. Além disso, é a possibilidade de as pessoas desempregadas poderem usar o dia da gratuidade para percorrer os bairros e as mais diferentes empresas em busca de emprego.

Ele acrescenta que estará sendo incentivadas as pessoas a andarem mais de ônibus, ajudando na questão da mobilidade, com menos carros nas ruas. 

Neri, que já colocou a ideia no seu Facebook para ter um retorno, pretende fazer uma enquete nas redes sociais para fortalecer a ideia, pois as manifestações que têm recebido, diz, são favoráveis.

Caso seja apontada inconstitucionalidade na proposta, ele pretende ingressar com uma indicação ao Executivo.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros