Terceirização da UPA Zona Norte, em Caxias, colocada sob suspeita - Política - Pioneiro

Mirante23/11/2017 | 09h08Atualizada em 23/11/2017 | 09h08

Terceirização da UPA Zona Norte, em Caxias, colocada sob suspeita

"Tem esquema, tem esquema", disse vereador Paulo Périco (PMDB). Chico Guerra (PRB) afirma que serão tomadas providências contra peemedebista  

Terceirização da UPA Zona Norte, em Caxias, colocada sob suspeita Franciele Masochi Lorenzett/Divulgação
"Tem esquema, tem esquema", disse Paulo Périco na tribuna e depois pediu para retirar declaração dos anais da Câmara Foto: Franciele Masochi Lorenzett / Divulgação

A abordagem sobre a gestão compartilhada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte do município de Caxias do Sul com a empresa Instituto de Gestão e Humanização (IGH), da Bahia, provocou novas denúncias, levadas pelo vereador Alberto Meneguzzi (PSB) ao plenário, nesta quarta-feira. E acabou ganhando um contorno tenso, que pode ter outros desdobramentos devido à declaração do vereador Paulo Périco (PMDB). Ele disse que a terceirização com o IGH tem "esquema".

— Eu gostaria de dizer uma coisa: tem esquema... tem esquema – afirmou Périco na tribuna, ao encerrar a manifestação. 

Depois, ele solicitou que a declaração fosse retirada dos anais. Foi substituída por "licitação sob suspeita". 

Leia também:  
Com pedido de licença, Fabris deixa claro que não quer ser vice de Caxias do Sul
Teve "climão" na reunião-almoço da CIC, em Caxias  

O líder do governo, Chico Guerra (PRB), logo após o término da sessão, em entrevista à TV Câmara, disse que houve um ato de covardia de muitos vereadores que esvaziaram a sessão, pelo fato de Périco ter dito que tem esquema na contratação da UPA.

— Dessa forma que ele fala, ele tem que provar — disse Chico. 

A declaração de Périco foi feita após Elói Frizzo (PSB) dizer que, "se o prefeito Daniel Guerra (PRB) compreendesse um pouco da cidade, ele teria conversado com a UCS para administrar a UPA, assim como ocorre com o Hospital Geral e, provavelmente, não haveria reclamações em razão da capacidade que a universidade acumulou." Périco concordou com Frizzo, acrescentando que a UCS  "tem médicos, tem o curso de Farmácia, tem o curso de Enfermagem, tem o curso de Psicologia, de Fono, de Fisioterapia...", e então deu o desfecho, que acabou pedindo para que fosse suprimido.

Ao Pioneiro, o líder do governo disse que não adianta Périco ter pedido alteração dos anais depois de saber, pelos bastidores, que ele iria pedir cópia. Chico diz que vai responsabilizá-lo "pela calúnia proferida em tribuna."

vereador Chico Guerra (PRB)
Chico Guerra afirmou que está tomando providências contra o peemedebista para que "não passe impune mais uma mentira"Foto: Matheus Teodoro / Divulgação

Ele acrescentou que, com o vídeo da sessão, já está tomando as providências, "para que não passe impune mais uma mentira".  

O líder do governo afirmou que está acostumado aos discursos políticos dos opositores ao prefeito e com "os comentários desprovidos de proporcionalidade e moral; com as falas inflamadas, que, por vezes, não passam de uma representação".  

— Nada disso me espanta ou me incomoda mais. Mas afirmar que existe crime em algo que foi amplamente divulgado, fiscalizado e andou dentro da total transparência, ultrapassa a linha do discurso político de oposição para a esfera da falta de compromisso com a verdade. Trata-se de pura má-fé e irresponsabilidade. 

Subcontratação 

 Já Meneguzzi cobrou esclarecimentos especialmente quanto ao setor infantil. Conforme relato de profissionais (uma enfermeira e um médico) que atuavam na unidade, Meneguzzi disse que está ocorrendo subcontratação, o que não está previsto no contrato.

– Talvez a denúncia mais grave seja a que incorre contra o contrato celebrado com a prefeitura e que incide em multa e pode gerar, inclusive, quebra de convênio, seja a de subcontratação da empresa para gerir as escalas de pediatria – disse.

Segundo o vereador, há a subcontratação da empresa S&S Serviços de Saúde, de Erechim, para gerir escalas de pediatria. O médico recebeu o pagamento em cheque desta empresa.

– É uma pergunta que eu vou fazer novamente: se há terceirização ou uma quarteirização no serviço de pediatria.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros