Sessão da Câmara Municipal de Caxias do Sul termina com seis vereadores no plenário - Política - Pioneiro

Legislativo23/11/2017 | 08h15Atualizada em 23/11/2017 | 08h15

Sessão da Câmara Municipal de Caxias do Sul termina com seis vereadores no plenário

Parlamentares de oposição deixaram plenário ontem para não dar espaço a governistas

Sessão da Câmara Municipal de Caxias do Sul termina com seis vereadores no plenário Roni Rigon/Agencia RBS
Renato Nunes, vereador da base no centro da polêmica da falta de quórum Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A sessão ordinária de ontem da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul terminou de uma forma inusitada. O presidente Felipe Gremelmaier (PMDB) encerrou os trabalhos por falta de quórum às 10h40mim, durante o pequeno expediente (espaço para manifestações de vereadores sobre qualquer assunto, com cinco minutos para cada um, no final da sessão). Os vereadores de oposição estão usando o Regimento Interno da Casa para tirar o espaço das manifestações dos governistas.

A situação ficou mais evidente na sessão de ontem, quando apenas seis dos 23 parlamentares estavam no plenário durante o pequeno expediente: o próprio Gremelmaier, que presidia a sessão, Kiko Girardi (PSD), Chico Guerra (PRB), Renato Nunes (PR), Neri, O Carteiro (SD) e Arlindo Bandeira (PP). 

Segundo o Regimento Interno do Legislativo, as sessões devem ter a presença de, no mínimo, um terço, ou seja, sete membros da Câmara. 

As sessões de quarta são destinadas apenas ao grande e ao pequeno expediente, que são espaços para a discussão de temas propostos pelos vereadores, e não tem a ordem do dia, isto é, a janela em que os vereadores votam os projetos de lei.

Na sessão de ontem, Nunes reclamou da debandada no pequeno expediente e pediu à Gremelmaier a conferência do número de vereadores presentes. Ele reclamou que havia um esvaziamento proposital para não dar a ele a oportunidade de se manifestar no espaço, o que estava previsto por ser o último inscrito no pequeno expediente.

– Gostaria de deixar registrado, senhor presidente, que esse esvaziamento se deu de forma proposital, porque este vereador ficou por último. De uma forma covarde, porque eles (vereadores de oposição) falam o que querem e não ouvem o que precisam – disse Nunes, no plenário.

Gremelmaier fez a contagem e devolveu a palavra a Bandeira, que estava se manifestando quando a conferência de quórum foi solicitada. Em seguida, a sessão foi encerrada devido à falta do número mínimo de vereadores. 

– Por falta de quórum, está encerrada a sessão – limitou-se a dizer Gremelmaier.

Ainda estavam inscritos para o pequeno expediente os vereadores Chico Guerra (PRB), Rafael Bueno (PDT), que já havia se retirado, Neri e Nunes.


Frizzo fala em “contra-ataque”

Elói Frizzo (PSB), um dos vereadores que mais defende o debate na Câmara, diz que o pequeno expediente serve apenas para os vereadores apresentarem comunicações pessoais e demandas dos mandatos. Frizzo conta que não saiu da sessão de propósito, mas ressalta que a estratégia da oposição é legítima. 

– Eu utilizei o grande expediente na sessão de hoje (ontem). O Renato Nunes assinou (a presença) e não ficou na sessão. Ele não pode cobrar nada de ninguém. Quando ocorreram os debates, ele não estava presente.

Segundo Frizzo, a medida dos vereadores de oposição é um contra-ataque à estratégia de Nunes de falar por último e não dar oportunidade do contraponto.

– Não somos idiotas de cair na estratégia dele. Ele que use o espaço no grande expediente, e os outros vereadores terão espaço para rebater. Quando tinha público, ele não estava presente, mas depois quer falar para a tevê.

Rafael Bueno também reconhece que os vereadores de oposição adotaram a estratégia de sair do plenário.

– Não vamos dar chance de ele falar sozinho. Ele ganha para ficar no plenário, mas não fica. O mandato dele é um desperdício do dinheiro público – critica o pedetista.

Gremelmaier disse apenas que cumpriu o Regimento e, como não havia quórum para prosseguir com os trabalhos, encerrou a sessão.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros