Recadastramento biométrico encerra em três municípios da Serra nesta semana - Política - Pioneiro

Eleições 201829/11/2017 | 15h04

Recadastramento biométrico encerra em três municípios da Serra nesta semana

Em Veranópolis e São Marcos, o prazo encerra nesta quarta-feira. Em São Francisco de Paula, segue até a quinta-feira

Recadastramento biométrico encerra em três municípios da Serra nesta semana Patrick Rodrigues/Agencia RBS
Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Três municípios da Serra encerram nesta semana o prazo de recadastramento de digitais, sem que ocorra o cancelamento do título de eleitor. Em Veranópolis e São Marcos, o período encerra nesta quarta-feira. Em São Francisco de Paula, segue até a quinta-feira. O município dos Campos de Cima da Serra conseguiu estender o prazo em um dia, mas só faz o processo com agendamento e as vagas já estão esgotadas. Serão 430 eleitores atendidos em dois dias.

Leia mais:  
Brigada Militar de Caxias do Sul lança campanha para combater trotes
Recursos do Financiarte iriam para outras áreas, afirma secretário da Cultura de Caxias do Sul

Conforme a chefe de cartório eleitoral, Deise Ceconello, a procura pelo serviço tem sido alta nas últimas semanas. Segundo ela, a estrutura não possibilita o atendimento para quem não fez os agendamentos. Por isso, a orientação para quem perder o prazo é fazer a regularização logo em seguida para não sofrer as consequências de ter o título cancelado — essa situação impede solicitação de passaporte, inscrição em concursos públicos, pedidos de empréstimos bancários, por exemplo. Dados do Tribunal Regional Eleitoral mostram que 73% dos eleitores do município fizeram o recadastramento biométrico.

Em Veranópolis, já são cerca de 80% dos eleitores regularizados, conforme o cartório eleitoral. Mesmo assim, a procura também tem sido alta com a proximidade do encerramento do prazo, o que faz com que o cartório abra mais cedo: das 10h às 19h. O atendimento é para todos os eleitores por ordem de chegada, explica a chefe de cartório Cláudia Chaves. Quem fez o agendamento tem prioridade.

Já em São Marcos, a maior procura foi entre os meses de julho e agosto, segundo o chefe de cartório eleitoral substituto Alexandre Zangali. O cadastro foi feito em 77% dos eleitores até a terça-feira. O atendimento ocorre regularmente das 12h às 19h.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros