Morador de Caxias do Sul sugere perdão da dívida dos Estados - Política - Pioneiro

Participação11/11/2017 | 08h30Atualizada em 11/11/2017 | 08h30

Morador de Caxias do Sul sugere perdão da dívida dos Estados

José Carlos Fonseca do Amaral cadastrou proposta no site do Senado e precisa de apoios para ideia ter chance de virar projeto de lei 

Morador de Caxias do Sul sugere perdão da dívida dos Estados Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Há dois anos, o servidor público José Carlos Fonseca do Amaral, 53, assistiu a uma reportagem na tevê sobre a possibilidade de perdão das dívidas dos Estados com a União. E aquela história ficou martelando em sua cabeça. Se era possível, por que ninguém sugeria formalmente?, se perguntava. Resolveu, então, ele mesmo propor. 

Leia mais
Ferramentas da Câmara e do Senado permitem participação da sociedade

Acessou a seção Ideia Legislativa do site do Senado e cadastrou sua proposta: perdão das dívidas dos Estados brasileiros e punição ao partido que endividar a unidade federativa. O texto estabelece, além da remissão, suspensão do registro do partido do governante que extrapolar os gastos e perda do direito de seus líderes de se candidatarem a cargos públicos. 

O assunto é pauta do dia. Nesta semana, o governador José Ivo Sartori (PMDB) entregou o pré-acordo para adesão ao Regime de Recuperação Fiscal do Estado ao presidente Michel Temer (PMDB) em Brasília. A proposta, que inclui a venda de estatais, precisa ser aprovada pela União e Assembleia Legislativa. 

— Eu não entendo de economia, mas penso que, antes de fazer isso (plano de recuperação), deveriam pleitear o perdão da dívida. Não precisa entregar o patrimônio do Estado. 

Aberta para votação até quinta-feira, dia 16, a ideia de Amaral tem apenas 29 apoios. Para ter chance de ir para análise dos senadores, ela precisa de 20 mil. Por isso, ele apela: 

— Se os professores, que estão com os salários parcelados, e os sindicatos apoiarem, acredito que consigo em dois ou três dias. 

Para apoiar a ideia de José Carlos Fonseca do Amaral, clique aqui

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros