Vice-prefeito de Caxias protocola pedido de impeachment de Daniel Guerra  - Política - Pioneiro

Governo municipal19/09/2017 | 13h17Atualizada em 19/09/2017 | 16h10

Vice-prefeito de Caxias protocola pedido de impeachment de Daniel Guerra 

Denúncia foi apresentada na Câmara de Vereadores na manhã desta terça-feira

Vice-prefeito de Caxias protocola pedido de impeachment de Daniel Guerra  Henrique Caetano/Divulgação
Foto: Henrique Caetano / Divulgação
Pioneiro
Pioneiro

O vice-prefeito de Caxias do Sul, Ricardo Fabris de Abreu (PSD), protocolou na manhã desta terça-feira, na Câmara de Vereadores, denúncia por infrações político-administrativas, crime de responsabilidade e ato de improbidade contra o prefeito Daniel Guerra (PRB).

Leia o pedido de impeachment

Segundo a denúncia, Guerra cometeu cinco atos ilegais: a comunicação de extinção do mandato do vice-prefeito interferindo da competência da Câmara de Vereadores; a ação judicial declaratória de extinção do mandato do vice e expediu ordem de serviço declarando a nulidade de atos do vice, descumprindo ordem judicial. Além disso, Fabris aponta no documento a omissão de Guerra em providenciar estrutura administrativa, física e de pessoal para seu gabinete e não responder a memorando do vice sobre 43 assuntos relevantes ao município.  

Leia mais
Por unanimidade, vereadores rejeitam pedido de impeachment do prefeito de Caxias do Sul
Pedido de impeachment está em compasso de desgaste político do prefeito Daniel Guerra
Autor de pedido de impeachment do prefeito de Caxias se desfilia do PP

— O Daniel não tem o direito de me excluir da administração e colocar em risco a cidade. Se ele adoece, eu encontro uma prefeitura misteriosa e hostil. A Constituição exige um Poder Executivo compartilhado — justifica Fabris, que, em março, renunciou ao mandato e dias depois, voltou atrás.

Em 5 de setembro, o Legislativo rejeitou, por unanimidade, o acolhimento do pedido de impeachment de Guerra, apresentado pelo bacharel em Direito João Manganelli Neto.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros