Participação de Chico Guerra na votação do pedido impeachment do prefeito de Caxias gerou críticas - Política - Pioneiro

Mirante08/09/2017 | 08h11Atualizada em 08/09/2017 | 08h11

Participação de Chico Guerra na votação do pedido impeachment do prefeito de Caxias gerou críticas

Vereador do PRB é irmão de Daniel Guerra, do mesmo partido 

Participação de Chico Guerra na votação do pedido impeachment do prefeito de Caxias gerou críticas Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

O vereador Renato Oliveira (PCdoB), ao comentar na sessão de quarta-feira a rejeição à admissibilidade do pedido de impeachment do prefeito Daniel Guerra (PRB), disse que, "pelo certo", Chico Guerra (PRB) nem poderia ter votado, por ser irmão do prefeito.

— Mas como estava todo mundo de sangue doce... — argumentou o comunista.

A Câmara de Vereadores informou que se trata de uma opinião de Renato Oliveira e que o rito da votação seguiu o disposto no decreto-lei federal 201/1967, que não prevê esse tipo de impedimento.

Leia mais
Prefeito Daniel Guerra obteve vitória, mas oposição sinaliza que não dará trégua
Sem painel, luz natural volta ao gabinete do vice-prefeito de Caxias
Em nota, prefeito de Caxias do Sul comenta arquivamento de pedido de impeachment

Já no Regimento Interno da Câmara, o artigo 198 define: "O vereador presente à sessão não poderá escusar-se de votar, devendo, porém, abster-se quando possuir, ele próprio ou parente afim ou consanguíneo, até terceiro grau inclusive, interesse manifesto na deliberação, sob pena de nulidade da votação, quando seu voto for decisivo."

Ainda de acordo com a Câmara, trata-se de uma recomendação, e não de uma obrigação. O voto de Chico Guerra não foi decisivo. O resultado deu-se por unanimidade.

A imagem acima reflete a felicidade do líder de governo, vereador Chico Guerra (PRB), junto com Renato Nunes (PR), diante do resultado da votação de terça-feira.

Depois de ver toda a oposição, que conta com ferrenhos adversários, contrária à aceitação do pedido de impeachment, a tensão deu lugar a um largo sorriso.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros