Sete municípios da Serra podem ser afetados com redução de zonas eleitorais - Política - Pioneiro

Eleições21/07/2017 | 13h05Atualizada em 21/07/2017 | 14h57

Sete municípios da Serra podem ser afetados com redução de zonas eleitorais

Resolução do TSE determina rezoneamento no país

Sete municípios da Serra podem ser afetados com redução de zonas eleitorais Maykon Lammerhirt/Agencia RBS
Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Carlos Barbosa, Garibaldi, Flores da Cunha e São Marcos correm o risco de ter zonas eleitorais fechadas. O motivo é uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que estabelece rezoneamento no país. As informações são da Gaúcha Serra.

Na região, um exemplo é a situação de Flores da Cunha e São Marcos, que têm hoje uma zona eleitoral em cada cidade. A mudança pode transferir as atividades dos dois para apenas um dos municípios. Uma consequência seria o fechamento de um dos cartórios eleitorais. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tenta evitar a extinção, que pode afetar também outras regiões do Estado. 

Leia mais
Ingresso de ex-CCs na Justiça contra prefeitura de Caxias é repudiado 
Conflito entre prefeito e vice de Caxias quase tem desdobramento na polícia

Conforme o presidente do TRE, desembargador Carlos Cini Marchionatti, uma documento justificará ao TSE que o Rio Grande do Sul não tem zonas eleitorais em excesso e explicará as dificuldades que a população pode enfrentar com a mudança. A entrega ocorre até 15 de agosto. Depois, o TSE tem 60 dias para avaliar e estabelecer uma orientação ao TRS, conforme Marchionatti. O RS tem 173 zonas eleitorais. 

A resolução do TSE, publicada em maio, estabelece que as zonas eleitorais extintas podem ser transformadas em postos de atendimento até 19 de dezembro de 2018, o que vai possibilitar que façam até lá o recadastramento biométrico e o apoio logístico às eleições do ano que vem. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comHomem sofre fratura nas duas pernas em empresa de Caxias do Sul https://t.co/NlRqVeBNVa #pioneirohá 7 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEstacionamento na Avenida Rio Branco volta a operar em Caxias https://t.co/s6RxA2Xnx1 #pioneirohá 8 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros