PSD filia o vice-prefeito, mas segue na oposição ao governo Guerra  - Política - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Mirante 28/07/2017 | 17h17Atualizada em 28/07/2017 | 17h17

PSD filia o vice-prefeito, mas segue na oposição ao governo Guerra 

Fabris admite que é cotado pelo partido para concorrer a deputado federal em 2018

PSD filia o vice-prefeito, mas segue na oposição ao governo Guerra  Felipe Nyland/Agencia RBS
Filiação de Ricardo Fabris foi abonada pelo vice-governador José Paulo Cairoli Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

O ingresso do vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu ao PSD, nesta sexta-feira, não significa que o partido passe a integrar a base do governo Daniel Guerra (PRB). Foi o que afirmou o presidente da Executiva, o juiz aposentado Sergio Augustin, que tomou posse na mesma solenidade realizada na Câmara de Vereadores, com a presença do vice-governador José Paulo Cairoli.

Uma vez que o partido passa a deter o cargo de vice, naturalmente torna-se integrante do governo. Mas, no caso de Caxias do Sul, fica nítido que, por existir o rompimento entre Guerra e Fabris, motivado pela renúncia e "desrenúncia" do vice, e pelo fato de o PSD não ter integrado a coligação que disputou a prefeitura, o partido se mantém como oposição.

— O PSD é oposição ao governo municipal. Estamos integrando, sim, o governo estadual, mas no município de Caxias do Sul, o PSD não integra a base do governo — afirmou Augustin, apesar da intenção de que Fabris seja efetivamente reconhecido como vice e o partido fale em conciliação nas relações entre a dupla.

Leia Mais: 
O novo papel do PSD com o ingresso do vice-prefeito
Prefeito e vereadores se reúnem para debater pendências do governo do Estado com Caxias

— Se ele assumir como prefeito, aí ele passa a ser governo. Mas ele não é o primeiro mandatário, o primeiro mandatário é que representa o Executivo hoje.

O argumento de Augustin para tentar explicar como o PSD está no governo, mas não é governista, demonstra que a intenção é se descolar de qualquer responsabilização pelas ações do prefeito, além de evitar estremecimento com o grupo que integra, que é o dos partidos opositores.

A resposta de Fabris foi um pouco diferente:

— Ele (o PSD) passa a integrar a chefia de governo, sim.

Claro que ele se refere ao fato de ter ingerência como vice, que é o que ele busca, uma vez que hoje está alheio das decisões da administração.

Eleições 2018

O vice se filiou já com a possibilidade de concorrer a deputado federal em 2018.

— Foi suscitado que eu poderia concorrer a deputado federal no ano que vem pelo PSD. Até onde me foi informado, o PSD pretende lançar dois candidatos a federal, o Danrlei (de Deus Hinterholz), que já está em segundo mandato, e eu seria o segundo candidato. Mas isso não está resolvido, é muito cedo — disse, momentos antes de começar a solenidade de filiação.

Ele admitiu que seu desejo é concorrer "a alguma coisa", mas que estava pensando nisso para 2020.

— A ideia era concorrer a vereador ou a prefeito. Agora surgiu a questão de deputado federal. O objetivo neste momento é eu exercer a vice-prefeitura, sem empecilhos que contrariem a lei, como tem ocorrido até agora — declarou.

Na solenidade, Augustin disse a Fabris que o partido espera contribuir efetivamente com seu mandato e que estava lhe convidando para que possa participar das próximas eleições.

Especificamente a uma eventual candidatura sua a deputado estadual, Augustin afirmou que não tem intenção de concorrer.

O conflito com Guerra

Augustin disse que não interessa ao PSD fomentar o conflito entre prefeito e vice e que possuem uma posição mais conciliatória.

— Não temos nenhuma intenção de fazer um enfrentamento com o atual mandatário. Nós não vamos participar dessa briga. Nós vamos cuidar do partido e da cidade — declarou.

Fabris, por sua vez, disse que não se relaciona pessoalmente com o prefeito e acha difícil que isso mude, mas defendeu que é indispensável que tenham uma relação institucional adequada pelo bem da cidade.

— Isso (a relação institucional), eu estou disposto a qualquer momento, isso eu faço ontem se for preciso.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros