Vereador sugere que Guerra lidere grande debate para diminuir a tarifa de ônibus em Caxias - Política - Pioneiro

Transporte coletivo02/06/2017 | 11h17Atualizada em 02/06/2017 | 11h17

Vereador sugere que Guerra lidere grande debate para diminuir a tarifa de ônibus em Caxias

Rodrigo Beltrão defende que é preciso redimensionar o contrato, pensar como gestor e no futuro, evitando que vire um caso semelhante à indenização da família Magnabosco 

Vereador sugere que Guerra lidere grande debate para diminuir a tarifa de ônibus em Caxias Matheus Teodoro/Divulgação
 "Nós precisamos que o prefeito saia da caverna, venha para a luz e possa fazer esse grande debate", frisou Rodrigo Beltrão  Foto: Matheus Teodoro / Divulgação

O impasse da tarifa do transporte público em Caxias do Sul foi abordado em um pronunciamento do vereador Rodrigo Beltrão, nesta quinta-feira, em que referiu-se aos riscos de o município arcar com custos de desequilíbrio financeiro da Visate por descumprimento do contrato. Ele sugeriu que o prefeito Daniel Guerra (PRB) lidere um grande movimento de concertação, de conversação com a empresa, com a Câmara de Vereadores e outros segmentos, para diminuir a tarifa, redimensionando o contrato, pensando em gestão e no futuro.

Leia mais
Juíza suspende reajuste de ônibus, mas critica conduta da prefeitura de Caxias
Justiça suspende aumento da passagem de ônibus em Caxias
Visate afirma que passagem aumenta para R$ 3,70 em 1º de junho
Impasse no transporte público de Caxias deve ser resolvido na Justiça


Ele declarou que a bancada do PT defende que dá para baixar a passagem. E afirmou, por exemplo, que isentar do ISS não é privilegiar a empresa e, sim, beneficiar o usuário, porque o imposto é calculado na tarifa.

— Quem é da situação persegue o interesse público através da ação, da execução; quem está na oposição, faz isso através da fiscalização, da sugestão de pautas. E assim temos feito. É importante sempre frisar, porque o prefeito, com uma capacidade, que há de se reconhecer, de fazer um certo diálogo com as massas, mesmo que esse diálogo seja sem conteúdo, dividiu a cidade. Ele dividiu a cidade entre os políticos e os que têm o condão divino, que têm o dom da gestão. Ele dividiu a cidade entre os que defendem os médicos e o prefeito que defende a saúde, entre os que defendem a empresa Visate e os que são a favor de uma tarifa justa - disse, ao iniciar seu pronunciamento.

Beltrão destacou que o prefeito deveria ser a grande liderança da cidade, o grande ponto de contato entre os diferentes para perseguir o mesmo objetivo. Segundo o petista, Guerra faz da sua atuação de prefeito como se fosse de "um vereador de oposição irresponsável". 

"Venha para a luz"

O vereador leu o trecho do despacho da juíza Maria Aline Vieira Fonseca que, ao suspender provisoriamente o reajuste, disse que dá a entender que há ausência de interesse da municipalidade para resolver a questão. A juíza ainda mencionou a politização e advertiu para possíveis prejuízos aos cofres públicos.

— O grande prefeito na mobilidade urbana é aquele que vai ter a capacidade de atrair mais pessoas para o sistema, e não como vem acontecendo, que as pessoas estão saindo do sistema... Há várias questões que podem ser construídas dentro de um debate de uma concepção de que nós precisamos baixar a passagem, mas não podemos ser irresponsáveis de trazer ali na frente, conforme diz a juíza, perdas e danos para o município, que vai se transformar num segundo Magnabosco — disse, alertando para o impasse jurídico sobre a indenização milionária pela área do bairro Primeiro de Maio.

— Nós precisamos que o prefeito saia da caverna, venha para a luz e possa fazer esse grande debate — insistiu.

O pronunciamento foi elogiado.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comIdentificado morador de rua encontrado morto em Caxias do Sul https://t.co/7k82rZMb1a #pioneirohá 1 horaRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comCia. Municipal de Dança apresenta coreografias "Choque" e "O Homem Invisível" no Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul …há 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros