Projeto que padroniza calçadas em Caxias será votado nesta terça-feira - Política - Pioneiro

Câmara27/06/2017 | 07h00Atualizada em 27/06/2017 | 07h00

Projeto que padroniza calçadas em Caxias será votado nesta terça-feira

Proposta é de autoria do vereador Adiló Didomenico (PTB) 

Projeto que padroniza calçadas em Caxias será votado nesta terça-feira Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Muitas vezes, conserto é difícil porque faltam pedras iguais para a reforma  Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Projeto que padroniza as calçadas de Caxias do Sul será votado nesta terça-feira pela Câmara de Caxias do Sul. De autoria do vereador Adiló Didomenico (PTB), a proposta define três opções de pisos para os passeios públicos: concreto reguado, piso intertravado retangular modelo holandês ou basalto quadrado. O projeto, se aprovado, valerá apenas para novas calçadas ou para reformas.

Leia mais
"Ter duas eleições não é problema", diz Marcelo Freixo
Vereador Chico Guerra solicita imagens da Câmara de Caxias para análise
Qual é o custo das prioridades do governo Daniel Guerra

Conforme Adiló, a iniciativa estabelece três diferentes pisos porque, embora o de cimento reguado seja o mais usado mundialmente, os outros dois são bastante comuns na região. No entanto, ele destaca que, no caso do de basalto, fez questão de definir o quadrado, já que o de retalho é um dos grandes responsáveis por acidentes com pedestres.

A prevenção a quedas, ajudando a proteger o pedestre, é um dos objetivos do projeto, que também visa a garantir mobilidade e maior eficiência ao setor público. Segundo Adiló, que já foi secretário de Obras e presidente da Codeca, a administração encontra, muitas vezes, dificuldade em encontrar pedras iguais para repor em determinadas situações. Ele dá o exemplo de pisos danificados pela retirada de árvores, que não são mais comercializados.

— É um projeto singelo, mas vai disciplinar, porque até então cada um faz à sua maneira, e a gente vê muitos pisos escorregadios por aí — acrescenta Adiló.

A proposta recebeu emenda modificativa, do vereador licenciado Flavio Cassina (PTB), propondo largura mínima das calçadas de 2,5 metros.

O vereador Adiló tem, ainda, outro projeto que regra tamanho, declive e acessibilidade das calçadas. A proposta ainda está sendo analisada pelas comissões da Câmara e deve ir à votação, provavelmente, no mês que vem.

Acompanhe as votações da Câmara clicando na imagem abaixo:

Olhômetro - De olho nos vereadores


 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros