Prefeitura de Caxias inaugura projeto de visitas a unidades públicas, mas ainda não há calendário - Política - Pioneiro

Governo municipal01/06/2017 | 13h23Atualizada em 01/06/2017 | 13h23

Prefeitura de Caxias inaugura projeto de visitas a unidades públicas, mas ainda não há calendário

Além do Gabinete Itinerante, prefeitura terá o Gabinete Móvel, que será implementado em 2018

Prefeitura de Caxias inaugura projeto de visitas a unidades públicas, mas ainda não há calendário Felipe Nyland/Agencia RBS
Prefeito Daniel Guerra esteve no Pronto Atendimento 24 Horas na terça-feira, de onde despachou  Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB), que eventualmente faz visitas a setores públicos, deu início na terça-feira ao projeto Gabinete Itinerante. Guerra passou toda a tarde e parte da noite no Pronto-Atendimento 24 Horas, o Postão. Em março, ele havia ido ao Banco de Alimentos e a uma unidade básica de saúde, de onde ligou, inclusive, para um médico, cobrando sua ausência no postinho.

Leia mais
Juíza suspende reajuste de ônibus, mas critica conduta da prefeitura de Caxias
Iotti: Daniel Guerra vai ao Postão 24h
A repercussão política do gabinete itinerante no Postão 24h de Caxias
Clovis Xuxa assume como vereador em Caxias do Sul nesta quinta-feira


O gabinete foi instalado no Postão e o prefeito até despachou da unidade. A agenda, na terça-feira, incluiu o recebimento de representantes do Corpo de Bombeiros de Caxias, de um jornal da Capital e da UniFtec, além da secretária da Cultura, Adriana Antunes. Todos foram avisados de que seriam recebidos no PA, e não na prefeitura. Guerra circulou pelos setores, conversou com servidores e ouviu os pacientes que aguardavam por atendimento. Também discursou em diferentes alas do Postão.

A ida ao Pronto-Atendimento foi decidida um dia antes, na segunda-feira. Guerra tem uma preocupação especial com a saúde, que enfrenta greve dos médicos e filas de espera para consulta. A inauguração do projeto deu-se de forma discreta porque foi a primeira experiência, e o governo queria ¿saber como seria¿. Mas os próximos endereços do Gabinete Itinerante serão divulgados com antecedência, garante a secretária de Governo e coordenadora de Comunicação, Vania Espeiorin. No entanto, não há definição de quando será realizada a próxima edição.

Segundo Vania, há um esboço de calendário. As datas e locais devem ser definidos nos próximos dias. Mas ela destaca que o projeto não é tão rígido e pode haver alteração na agenda, conforme a necessidade em visitar determinado local. O Gabinete Itinerante, aliás, visitará apenas setores públicos. Ainda conforme Vania, não há periodicidade nem tempo de duração de cada visita.

A administração ainda fará uma avaliação da primeira experiência. Mas Vania adianta que foi muito positiva:

— A comunidade recebeu bem. Pelo retorno, foi aprovado pelos servidores e comunidade.

Gabinete na rua em 2018

Além do Gabinete Itinerante, a prefeitura terá o Gabinete Móvel, ideia que chegou a ser divulgada na época de campanha, mas cedeu espaço ao Itinerante neste início de governo. A iniciativa do Gabinete Móvel está até mesmo prevista no Plano Plurianual (PPA) e será implantada no ano que vem. Serão quatro encontros por ano, nas regiões norte, sul, leste e oeste da cidade. Um piloto pode ser realizado no segundo semestre deste ano, mas não está confirmado.

Diferente do Gabinete Itinerante, o Móvel se transferirá para bairros e loteamentos com prefeito e secretários. A intenção é de estar em contato com os moradores e recolher as demandas. Conforme Vania, não terá formato de reunião nem caráter de assembleia.

— Será para ouvir a comunidade, mas não tão protocolar.

Prefeito Daniel Guerra esteve no Pronto Atendimento 24 Horas na terça-feira, de onde despachou  Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

O que Guerra fez no Postão: 

Audiências
:: Representantes do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul. O prefeito foi convidado para formatura de nova turma de bombeiros.
:: Representantes do departamento comercial do jornal Correio do Povo.
:: Coordenadora e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFtec.
:: Secretária da Cultura, Adriana Antunes.

Conversas e discursos
:: Com servidores da área da saúde e com pacientes, na sala de espera.

Fiscalização do serviço
:: Ele estuda alteração do fluxo de informação entre servidores administrativos, médicos e pacientes.

Recolhimento de demandas
:: Conserto de vazamento do ar condicionado na sala de espera de pediatria.

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros