Prefeito de Caxias do Sul enfrenta primeira manifestação contra seu governo - Política - Pioneiro

Mirante12/06/2017 | 08h15Atualizada em 12/06/2017 | 09h12

Prefeito de Caxias do Sul enfrenta primeira manifestação contra seu governo

Ato em defesa de políticas públicas acontece nesta terça-feira, às 15h, no pátio da prefeitura

Prefeito de Caxias do Sul enfrenta primeira manifestação contra seu governo Diogo Sallaberry / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agência RBS / Agência RBS

Pouco mais de dois meses após o ato de apoio ao prefeito Daniel Guerra (PRB), realizado na Praça Dante Alighieri e que culminou com sessão de selfies na prefeitura, o cenário mudou. Está marcada uma manifestação em defesa das políticas públicas em Caxias para amanhã, às 15h, no pátio da prefeitura. A previsão é de que cerca de mil pessoas participem, numa reação em defesa do SUS, dos portadores de deficiência, do Fiesporte, da cultura, dos animais, dos movimentos sociais, das cozinhas comunitárias e do albergue municipal, conforme material divulgado nas redes sociais.

Leia mais:
Assembleia neste sábado irá discutir reativação da União Caxiense dos Estudantes Secundaristas
Mudanças oficializam contradições no discurso do prefeito de Caxias

O objetivo é que a população prejudicada demonstre sua indignação, sensibilizando o prefeito para que abra diálogo com os órgãos que tratam desses assuntos. A iniciativa partiu da comissão de negociação dos médicos do SUS em greve, "para trazer um pouco de lucidez ao governo municipal", diz o presidente, André Pormann.

– Queremos diálogo. Nesse caminho, várias instituições vão ser quebradas. As instituições não são do prefeito, mas, sim, da comunidade – frisa Pormann.

Ele ressalta que o momento é muito delicado, com aumento grande de risco social, citando, por exemplo, o caso das cozinhas e do albergue, que leva ao aumento do índice de violência. O movimento é apartidário, composto por usuários desses serviços, e não por entidades, afirma.

– Nosso interesse é que a população que está sofrendo vá mostrar sua indignação para que as instituições não se extingam.

E sinaliza o caminho, caso não haja resultado.

– A porta, agora, é o Executivo. Ali na frente, será a Câmara de Vereadores. A manifestação, inicialmente, ocorre mesmo se chover.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comAgenda: Grupo Os Travessos fará show em Caxias https://t.co/9dz3mtDV9W #pioneirohá 53 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"A África está também dentro do Brasil", diz artista moçambicano que visita Caxias do Sul nesta semana https://t.co/hZ860efSPC #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros