Morador do Forqueta é o presidente de Amob mais jovem eleito em Caxias do Sul em 2017 - Política - Pioneiro

Movimento comunitário10/06/2017 | 10h02Atualizada em 10/06/2017 | 10h02

Morador do Forqueta é o presidente de Amob mais jovem eleito em Caxias do Sul em 2017

Dagoberto Júnior, 19 anos, é estudante de Direito e trabalha como auxiliar jurídico 

Morador do Forqueta é o presidente de Amob mais jovem eleito em Caxias do Sul em 2017 Porthus Junior/Agencia RBS
Entre as prioridades de Dagoberto, segurança, educação infantil e mobilidade urbana Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Com apenas 19 anos, Dagoberto André dos Santos Júnior assume no próximo mês a presidência da Associação de Moradores de Forqueta. Ele é o mais jovem presidente de Amob (associação de moradores de barro) eleito no último domingo em Caxias do Sul. Com a pouca idade, Dagoberto poderia estar se dedicando a atividades estritamente pessoais, mas não: ele prefere trabalhar pela comunidade.

Leia mais
Valdir Walter é o novo presidente da UAB de Caxias do Sul
Morre o ex-vereador de Caxias do Sul Milton Commazzetto
Assembleia neste sábado irá discutir reativação da União Caxiense dos Estudantes Secundaristas
Mudanças oficializam contradições no discurso do prefeito de Caxias

Assumir a presidência da Amob era, aliás, um sonho do jovem Dagoberto. O garoto, que iniciou o envolvimento comunitário ainda no colégio, como presidente do grêmio estudantil da Escola José Generosi, em 2012, sempre quis estar à frente da associação de moradores. Neste ano, montou uma chapa e foi à luta. Dos 386 votos, conquistou 239.

— Eu sempre dizia: um dia ainda vou ser presidente do bairro para unir a comunidade, a escola, a igreja.

Dagoberto derrotou a chapa de situação, que se mantinha no comando da Amob, há cerca de oito anos. Ser a novidade e representar a possibilidade de mudança estão entre os motivos apontados pelo jovem para a vitória. Agora, ele tem a missão de cumprir as promessas de campanha e buscar solucionar os problemas do bairro.

Além de reconquistar a confiança dos moradores, desacreditados com a política de forma geral, Dagoberto quer trabalhar para reativar o posto policial de Forqueta e retomar o Policiamento Comunitário. Ele também está preocupado com a escola de educação infantil, que não estaria atendendo à demanda de vagas.

O acesso ao bairro é outra questão que incomoda os moradores. Conforme Dagoberto, os motoristas demoram para conseguir entrar no bairro, principalmente em horários de picos. Além disso, é perigoso. A ideia é buscar uma solução junto à prefeitura e governo do Estado.

A polêmica ciclovia de Forqueta, implantada no ano passado e alvo de reclamação de moradores, especialmente os comerciantes que perderam vagas de estacionamento na rua, é uma das questões sobre a quais Dagoberto quer se debruçar. Sem manifestar posição favorável ou contrária à faixa exclusiva para ciclistas, ele diz que é preciso consultar os maiores interessados.

— Não houve discussão com a comunidade, e essa é a maior crítica dos moradores. A gente quer a opinião dos moradores.

Acadêmico do curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Dagoberto trabalha como auxiliar jurídico em meio turno. No outro turno, promete dedicar-se às demandas do bairro.

A jovem liderança comunitária não tem filiação partidária e nem pensa em ingressar em um partido. Concorrer a cargo eletivo também não está nos planos de Dagoberto, embora ouça dos moradores que ele será o futuro vereador de Forqueta.

— Meu foco não é esse. Quero cumprir meu mandato na Amob.

Para a presidência da União das Associações de Bairros de Caxias foi eleito Valdir Walter. A posse da nova diretoria da UAB e das Amobs ocorre no dia 1º de julho. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPolícia Civil conclui que comerciante foi morta em discussão sobre troco de cerveja em Caxias do Sul https://t.co/Q7gYdIVYWX #pioneirohá 6 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Queremos sonhar um pouco mais alto", diz presidente do Juventude após manter Tiago Marques no Jaconi https://t.co/U2tj5MNfoH #pioneirohá 6 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros