Em seis meses, dois vereadores viajaram à Europa representando a Câmara de Caxias do Sul - Política - Pioneiro

Legislativo28/06/2017 | 13h23Atualizada em 28/06/2017 | 13h23

Em seis meses, dois vereadores viajaram à Europa representando a Câmara de Caxias do Sul

Parlamentares arcaram com os custos das viagens e trouxeram ideias de projetos para a cidade 

Em seis meses, dois vereadores viajaram à Europa representando a Câmara de Caxias do Sul Roberto Bernardo/Divulgação
Gustavo Toigo (E) divulgou o roteiro turístico Caminho Padre João Schiavo em Portugal  Foto: Roberto Bernardo / Divulgação

Em menos de seis meses de legislatura, a Câmara de Caxias do Sul já conta com duas viagens de vereadores ao Exterior. Gustavo Toigo (PDT) e Paulo Périco (PMDB) foram à Europa — Portugal; e Itália e França, respectivamente – divulgar a região e buscar parcerias. Os dois arcaram com os custos das viagens.

Leia mais
Michel Temer se defende. Com deputado Mauro Pereira ao lado
"Estratégia jurídica" é argumento usado para justificar sigilo sobre viagem do prefeito Guerra
"Ter duas eleições não é problema", diz Marcelo Freixo
Qual é o custo das prioridades do governo Daniel Guerra

Périco retornou segunda-feira, após 13 dias na Itália e França. Sua principal agenda foi uma reunião na Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura de Milão. Lá, conheceu o projeto de Arranjos Produtivos Locais (APLs) desenvolvido pela entidade e voltou com a ideia de sugerir algo semelhante para Caxias.

O vereador irá conversar com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Carlos Heinen, e com o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias, Nelso Sbabo, para apresentar uma proposta. Périco também irá propor no Legislativo a criação de uma subcomissão de APLs dentro da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário.

— Precisamos criar um novo polo de tecnologia, que pode ser de APLs — diz.

O peemedebista também visitou o Museu da Alfa Romeo, em Milão, e a Universidade de Padova, em Pádua, onde estudou. Na França, esteve na Universidade de Grenoble e conversou com vereadores da cidade.

Em abril, Toigo foi a Portugal para apresentar no Congresso da Unesco, realizado na Universidade de Coimbra, o roteiro turístico Caminho Padre João Schiavo, criado a partir de projeto de lei apresentado por ele. O vereador viajou no dia 15 de abril e retornou no dia 24 do mesmo mês.

No encontro, o pedetista conheceu o turismo industrial e retornou com a proposta de implantar um roteiro similar em Caxias e região. Agora, ele trabalha na preparação de seminário no dia 31 de julho que deve resultar na criação da Rota Industrial da Serra Gaúcha.– Essa rota, se tivermos compreensão do setor empreendedor, vai ter uma implementação razoavelmente tranquila — acredita.

Na estada em Portugal, Toigo esteve na Embaixada do Brasil em Lisboa. Ele viajou na condição de acadêmico da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Périco (E) com o diretor do Departamento de Ciência Política, Jurídica e Estudos Internacionais da Universidade de Padova, Calogero Licata Foto: Acervo pessoal / Divulgação

Os vereadores Toigo e Périco não utilizaram diárias nem usaram recursos da Câmara para compra de passagens para suas viagens ao Exterior. No entanto, Toigo usou carro do Legislativo para ser levado e buscado no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Prestação de contas
:: Embora não tenham viajado utilizando diárias da Câmara, os vereadores devem prestar contas da missão.
:: Conforme o presidente da Casa, Felipe Gremelmaier (PMDB), cada parlamentar tem que apresentar um relatório à Mesa Diretora e propor alguma ideia a partir das experiências vividas durante a viagem.
:: No caso da viagem de Gusto Toigo (PDT), Felipe destaca a importância da divulgação do Caminho Padre João Schiavo. Já em relação a Paulo Périco (PMDB), ele preferiu não opinar, porque ainda não havia recebido detalhes da viagem do colega de partido.
:: O único vereador a utilizar diária neste ano foi Edson da Rosa (PMDB). Ele representou o Legislativo no dia 19 de junho, na inauguração da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó da Câmara de Uruguaiana. O valor gasto foi de R$ 975 para duas diárias.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comMulher sofre tentativa de homicídio no bairro Charqueadas, em Caxias https://t.co/AljXIgmnkv #pioneirohá 5 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comConfronto entre manifestantes e Guarda em Caxias repercute em reunião da UAB https://t.co/G0SnAcnCS7 #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros