Vereadora de Farroupilha vai à Comissão de Ética por acusar nordestinos em sessão - Política - Pioneiro

Ataque desastroso24/05/2017 | 09h35Atualizada em 24/05/2017 | 09h38

Vereadora de Farroupilha vai à Comissão de Ética por acusar nordestinos em sessão

Durante a sessão de segunda-feira, Eleonora Broilo (PMBD) disse que os nordestinos "sabem muito bem se unir, sim, para roubar"

Na tentativa de minimizar o impacto negativo contra a Câmara Municipal de Farroupilha, sete parlamentares assinaram no início da tarde desta terça-feira um requerimento solicitando a abertura da Comissão de Ética para apurar as declarações da vereadora Eleonora Broilo (PMDB). A sessão de segunda-feira, que durou de uma hora e 45 minutos, transcorria com críticas às recentes denúncias de corrupção no governo federal. Quase no final, Eleonora pediu a palavra e disparou contra os políticos nordestinos.

— Primeiro em relação a nordestino saber fazer política não sei se eu concordo muito. Eu acho que os nordestinos sabem muito bem se unir, sim, para roubar. Eles sabem se unir para ganhar propina. Eu acho que eles sabem se unir para aumentar a corrupção. (...) Talvez eles até não saibam nem falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha — disse a peemedebista.

Leia mais
Vereadora de Farroupilha diz em sessão que nordestinos "sabem roubar que é uma maravilha"
Rosilene Pozza: vereadora de Farroupilha tem mandato estremecido

Logo após, o vereador Tiago Ilha (PRB) advertiu a colega sobre o tom preconceituoso:

— Não admito que a senhora use um comentário tão infeliz e preconceituoso. O povo nordestino merece ser respeitado.

Ilha é um dos autores do pedido de apuração na Comissão de Ética.

— Acredito que 30 dias ou até menos seja um prazo para compilar todas as informações e apresentar um relatório para votar em plenário.

O presidente do Legislativo, Fabiano Piccoli (PT), ressalta que a repercussão está sendo muito negativa e que a afirmação é única e exclusivamente da vereadora.

— Não vamos ficar com imagem negativa porque é a opinião de uma pessoa e não representa a opinião da Câmara. Enquanto eu for presidente, a postura será aberta ao diálogo, inclusiva e de respeito a qualquer cidadão.

Em sua defesa, a vereadora alega que sua manifestação respondia ao discurso do vereador Raul Herpich (PDT), que havia criticado a atuação individual dos parlamentares da bancada gaúcha e elogiado a união dos deputados do Nordeste. Ela destaca que seu discurso foi no contexto político e da corrupção, e não direcionado à população nordestina.

— Reconheço que faltou a palavra "político" e em nenhum momento se falou de povo. Me desculpei e me desculpo de novo se ofendi — disse.

À tardinha, o prefeito Claiton Gonçalves (PDT) emitiu uma nota oficial em que repudia "terminantemente" as manifestações.

— As opiniões não correspondem aos ideais e ao modo de agir e pensar da comunidade farroupilhense. Somos contra qualquer forma de preconceito e discriminação. 

Contraponto

O que diz a vereadora Eleonora Broilo (PMDB):

"A minha fala foi feita em um contexto político e relacionada ao momento político do país quando um vereador havia falado que os políticos gaúchos não sabiam fazer política, só os políticos nordestinos. Me senti ofendida e respondi no contexto político. Em nenhum momento se falou em povo. Reconheço que faltou a palavra "político". Me retratei em seguida, não deveria ter assumido essa proporção que assumiu. Se o vídeo que foi para a mídia tivesse sido colocado na íntegra, eu digo que em nenhum momento se falou no povo, mas sim nos políticos e no contexto de corrupção. Estava defendendo os políticos do Sul. Já me desculpei e me desculpo de novo se ofendi alguém. Também não generalizei, porque político corrupto existe em qualquer lugar, assim como políticos bons. Pegaram no meu pé porque sou uma pessoa combativa na Câmara. Sou a única mulher, defendo a política feminina, defendo o hospital (São Carlos), vivo no embate com o Executivo porque somos oposição. Existe uma necessidade deles de conseguir alguma coisa contra mim."

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comIniciativa distribuiu refeições, agasalhos e cobertores a moradores de rua em Caxias https://t.co/cBGFwyG0wP #pioneirohá 17 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comMilhares visitam Fenakiwi, em Farroupilha, na abertura da última edição da festa https://t.co/ZLCJu2BwtF #pioneirohá 32 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros