Projeto para divulgação nominal de salários de servidores e CCs da Câmara de Caxias do Sul é retirado - Política - Pioneiro

Transparência05/05/2017 | 08h32Atualizada em 05/05/2017 | 08h32

Projeto para divulgação nominal de salários de servidores e CCs da Câmara de Caxias do Sul é retirado

Proposta será reformulada e reapresentada na próxima semana

Projeto para divulgação nominal de salários de servidores e CCs da Câmara de Caxias do Sul é retirado Roni Rigon/Agencia RBS
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A bancada do PT irá reapresentar na próxima semana projeto de lei que estabelece a divulgação no site da Câmara de Vereadores das informações nominais sobre subsídios, salários e remunerações dos parlamentares, servidores efetivos e inativos, pensionistas, estagiários e cargos em comissão (CC) no âmbito do Legislativo.

Leia mais
Espaço Multicultural dos Pavilhões, em Caxias, terá o nome de Xiruzinho
Adiar a Festa da Uva é prejudicial à economia e à cultura
Vice-prefeito de Caxias do Sul deixa o PRB
Vereadores de Caxias apontam possibilidade de indenização à Visate diante de ação judicial
Acesse a nova ferramenta do Pioneiro e acompanhe o prefeito Daniel Guerra, de Caxias

A proposta foi protocolada no início do mês de abril, mas acabou sendo retirada após servidores questionarem a iniciativa. Líder da bancada do PT, o vereador Rodrigo Beltrão diz que foi procurado por um grupo de funcionários que reclamou do projeto. O argumento foi de que a publicação dos nomes iria causar exposição.

O vereador considera legítima a reivindicação dos servidores. No entanto, entende que a transparência é fundamental, por isso a apresentação do projeto. Segundo ele, a bancada está buscando exemplos de outros poderes para encontrar uma forma de garantir a divulgação dos salários sem oferecer risco à segurança dos servidores:

— Um projeto pode ser aperfeiçoado, um projeto pode ter equívocos. Podemos rediscutir — diz Beltrão.

No caso dos CCs, a proposta de publicação nominal será mantida, já que o entendimento é de que se trata de um cargo público sujeito, inclusive, a representar o vereador quando necessário.

Embora desconheça o projeto, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), Silvana Pirolli, entende que é preciso preservar o nome dos servidores. Ela diz que irá analisar a proposta e aguardar o envio do novo projeto.

— Não tem nenhum segredo de Estado no salário do servidor. Tudo o que ele ganha está previsto em lei. Me parece que preservar os nomes é importante. Não quer dizer que é mais ou menos transparência — defende.

Como é hoje  No site da Câmara, já são divulgados os salários dos servidores, CCs, vereadores e estagiários, mas isso não acontece de forma nominal, ou seja, identificando quanto determinada pessoa recebe por mês. O Legislativo publica tabelas de salários-padrão dos servidores, CCs, funções gratificadas (FGs), vereadores e estagiários. Também há relação de salários por cargo e relação de quadro de servidores, de CCs e de FGs, além de listas com os nomes dos servidores com respectivo cargo e lotação. Mas não é feita a relação direta do servidor e sua remuneração.

Lei de Acesso à Informação (LAI)
:: Desde 2011, é lei a divulgação de informações pelos órgãos públicos na internet.
:: Devem ser publicados conteúdos como registros de repasses ou transferências de recursos financeiros, bem como de despesas, informações de licitações (editais, resultados e contratos celebrados) e dados gerais sobre programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades.
:: A legislação também permite que qualquer cidadão encaminhe pedido de informações ao Executivo, Legislativo e Judiciário dos três níveis de administração (federal, estadual e municipal). Incluem-se os Tribunais e Contas e os Ministérios Públicos.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPolícia Civil conclui que comerciante foi morta em discussão sobre troco de cerveja em Caxias do Sul https://t.co/Q7gYdIVYWX #pioneirohá 4 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Queremos sonhar um pouco mais alto", diz presidente do Juventude após manter Tiago Marques no Jaconi https://t.co/U2tj5MNfoH #pioneirohá 5 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros