Prefeito visita UBSs no dia em que greve dos médicos completa um mês - Política - Pioneiro

Mirante18/05/2017 | 08h51Atualizada em 18/05/2017 | 08h51

Prefeito visita UBSs no dia em que greve dos médicos completa um mês

Guerra conheceu profissionais do programa Mais Médicos

Prefeito visita UBSs no dia em que greve dos médicos completa um mês Petter Campagna Kunrath/Divulgação
Daniel Guerra, Ana Cláudia e Fernando Vivian com o médico Pedro Cuesta Alvarez, vindo de Cuba  Foto: Petter Campagna Kunrath / Divulgação

Nesta quarta-feira, com 400 consultas canceladas, dia em que a greve dos médicos do SUS completou um mês em Caxias do Sul, o prefeito Daniel Guerra (PRB) visitou duas Unidades Básicas de Saúde, acompanhado do secretário de Saúde, Fernando Vivian, e da procuradora-geral-adjunta, Ana Cláudia Doleys Schittler.

O prefeito conversou com usuários e ouviu demandas de moradores e dos profissionais que trabalham nas unidades. Uma das críticas dos médicos grevistas é justamente a falta de diálogo com a categoria diante das reivindicações apresentadas. A visita, inevitavelmente, será vista por alguns como uma ação de marketing. Desta vez, não houve cobrança por telefone a médico grevista, a exemplo do que ocorreu no início de março.

Leia mais
13 mil consultas foram canceladas em Caxias durante greve dos médicos servidores
Homem invade postão após demora e discute com médicos: "Que coisa boa, sentadinhos aí conversando"
Médicos vão entrar na Justiça para cobrar da prefeitura R$ 400 mil descontados em greve

A primeira UBS visitada foi a do Campos da Serra. Guerra conheceu os dois médicos do programa Mais Médicos e agradeceu por eles terem escolhido Caxias. Uma das médicas é Fiolangel De La Cruz, que veio da República Dominicana. O outro é Pedro Cuesta Alvarez, de Cuba, que está há três anos na UBS e permanece até junho. Depois, a equipe foi até a UBS Rio Branco.

— Para a população, não importa se o médico é concursado, de gestão compartilhada, terceirizado, contrato emergencial ou do programa Mais Médicos. Para nós, o que importa é que a população seja bem atendida — disse Guerra.

Conciliação sem data

Foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, da Câmara dos Deputados, o requerimento do deputado Assis Melo (PCdoB) para audiência pública sobre a greve dos médicos de Caxias.

O deputado solicitou que sejam convidados os representantes da prefeitura, do Sindicato dos Médicos, do Sindiserv e do Ministério do Trabalho. O objetivo é buscar o entendimento e dar fim à greve.

A audiência em Brasília ainda não tem data definida, talvez ocorra no dia 31 deste mês ou na metade de junho. 

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comConflito permanente e desgastante na prefeitura de Caxias do Sul https://t.co/WjoIExV8wF #pioneirohá 33 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPreso segundo suspeito de latrocínio de tenente da reserva da Brigada Militar em Caxias do Sul https://t.co/qFRwZ8DOFD #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros