PP de Caxias do Sul terá chapa única para eleição de direção municipal - Política - Pioneiro

Partidos17/05/2017 | 07h05Atualizada em 17/05/2017 | 07h05

PP de Caxias do Sul terá chapa única para eleição de direção municipal

Escolha do diretório e da executiva ocorre no próximo sábado

As principais forças políticas do Partido Progressista (PP) de Caxias do Sul chegaram a um acordo e o partido terá uma chapa de consenso na eleição para o diretório e para a executiva, marcada para o próximo sábado. A composição foi acertada em uma reunião na última sexta-feira. A nominata deve estar fechada até o final da semana.

Leia mais
Câmara aprova pedido de informações sobre regularização do loteamento Bortolini, em Caxias
Aprovado pedido de informações sobre critérios para chamada de concursados na prefeitura de Caxias
Presidente da Câmara de Vereadores de Guaporé tem mandato cassado
"Temer aguarda o momento de sair", diz Roberto Romano, Doutor em Filosofia 

No início da semana passada, a Justiça havia suspendido, em caráter liminar, uma decisão da executiva municipal da sigla que indeferiu 40 filiações no último mês. Conforme o autor da ação, o progressista Alexandre Bortoluz, a intenção com as novas filiações era formar uma chapa de oposição à direção municipal do PP.

As fichas não foram acolhidas, segundo Drica de Lucena, presidente em exercício do PP, porque a primeira via foi protocolada no diretório estadual. O entendimento da executiva foi de que caberia à direção estadual acolher ou não as filiações.

De acordo com Bortola, como Bortoluz é conhecido, foi condição para chegar ao consenso ele e Leandro Rad — candidato a vereador em 2016 — estarem na executiva. Também teria sido condição para o acordo a direção do PP aceitar a filiação do vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu.

Drica nega que a filiação de Fabris tenha sido discutida. Ela diz que sabe da proximidade de Bortola com Fabris, mas que nunca houve conversa formal sobre sua entrada no partido.

— A entrada de qualquer filiado é natural, dificilmente qualquer partido se opõe à entrada de qualquer tipo de liderança. Mas isso se trata no diretório. Isso é uma coisa que não se define entre dois, três. A gente não seria irresponsável de trazer esse tipo de decisão para um grupo pequeno — destaca Drica.

Fabris, que deixou o PRB no início do mês, ainda não definiu em qual partido irá ingressar. O PP não está descartado. 

A eleição da direção do Partido Progressista ocorre no sábado, das 9h às 15h, na sede do PP. Primeiro, será eleito o diretório, formado por 60 pessoas. Após, o diretório escolhe a executiva. No caso de chapa única, a direção é aclamada.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comConflito permanente e desgastante na prefeitura de Caxias do Sul https://t.co/WjoIExV8wF #pioneirohá 33 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPreso segundo suspeito de latrocínio de tenente da reserva da Brigada Militar em Caxias do Sul https://t.co/qFRwZ8DOFD #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros