Pioneiro dá sequência a projeto desenvolvido nas eleições de 2016 para debater questões urbanas - Política - Pioneiro

A Cidade que Queremos11/05/2017 | 08h38Atualizada em 11/05/2017 | 08h38

Pioneiro dá sequência a projeto desenvolvido nas eleições de 2016 para debater questões urbanas

Série A Cidade que Queremos mostrará iniciativas que deram certo em outros lugares

Pioneiro dá sequência a projeto desenvolvido nas eleições de 2016 para debater questões urbanas Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Caxias do Sul, por força da lei, deve revisar neste ano, seu Plano Diretor. Ele é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, ou seja, é o plano que dá o norte para o desenvolvimento do município nos aspectos econômico, físico e social.

Leia mais
Alceu Barbosa Velho irá presidir o PDT de Caxias do Sul
Vereador Adiló diz que muitos "fakes" atuam nas redes sociais em defesa do governo Guerra
Vereador mostra vídeo de campanha de Guerra e mudança de discurso sobre Festa da Uva

A revisão do Plano Diretor é a chance de pensar a cidade que queremos para viver, assim como a eleição de outubro de 2016 foi oportunidade para discutirmos Caxias. Durante o período eleitoral, o Pioneiro produziu uma série, intitulada A Cidade que Queremos, para apontar os desafios e possíveis soluções para o município de quase meio milhão de habitantes.

Neste ano, o Pioneiro quer continuar debatendo a cidade, trazendo exemplos de iniciativas que deram certo em outros lugares e podem ser aproveitadas pelo poder público e pela sociedade caxiense. E fará isso com reportagens e entrevistas a cada 15 dias.

Para marcar o reinício do projeto, a reportagem acompanhou nesta semana o simpósio Cidades em Transformação, em Flores da Cunha. Entre as boas experiências compartilhadas durante o encontro que ocorreu no Centro Empresarial na segunda e terça-feira, encontra-se o case de Vitória, capital do Espírito Santo, que elaborou em 2014 e publicou no ano seguinte o Plano de Ação Vitória Sustentável.

Leia também
Especialista diz que caxienses têm de 'gostar da rua'
Confira as ideias dos leitores para tornar Caxias do Sul mais humana

Em busca de uma Caxias do Sul saudável
Como é viver nos bairros de Caxias do Sul? Três famílias contam 

O planejamento identificou os principais problemas e, a partir daí, algumas medidas foram tomadas pela gestão pública, como a ampliação de ciclovias, a oferta de um sistema de compartilhamento de bicicletas e a criação de um programa de eficiência energética em bairros mais inseguros.

O Plano Vitória Sustentável serve agora de base para a revisão do Plano Diretor da cidade, que será concluída até o final do ano. Para a doutora em Arquitetura e Urbanismo e professora Universidade Federal do Espírito Santo, Cristina Engel, que apresentou a experiência de Vitória, o diálogo com a sociedade é fundamental para pensar e planejar qualquer cidade:

Cristina Engel  Foto: Diana Alves Barcellos / Divulgação

— Em termos de estratégia de como desenvolver esse plano, diria que é fundamental envolver a comunidade (caxiense), porque ela está preparada para essa discussão. Quando você trata com uma comunidade que é mais esclarecida, você pensa na cidade como um todo. Quando você trata com uma comunidade menos esclarecida, normalmente a pessoa está preocupada só com o seu bairro, com a sua rua, com o seu cantinho e eu acho que aqui tem condições de fazer uma discussão maior e encontrar as soluções e o direcionamento de uma forma conjunta.

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros