Os 100 dias do governo de Daniel Guerra em Caxias na voz dos vereadores - Política - Pioneiro

Mirante12/04/2017 | 09h25Atualizada em 12/04/2017 | 09h25

Os 100 dias do governo de Daniel Guerra em Caxias na voz dos vereadores

Os vereadores Elói Frizzo (PSB) e Rodrigo Beltrão (PT) se fartaram nas críticas

Os 100 dias do governo de Daniel Guerra em Caxias na voz dos vereadores Cléver Moreira / Divulgação/Divulgação
Frizzo e Beltrão fizeram principais manifestações em relação à atual administração Foto: Cléver Moreira / Divulgação / Divulgação

O assunto predominante na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, na terça-feira, não poderia ser outro: os 100 dias do governo Daniel Guerra (PRB). Os vereadores Elói Frizzo (PSB) e Rodrigo Beltrão (PT) se fartaram nas críticas. O petista tratou de se descolar de uma possível ligação com o vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu (PRB). Disse que o conheceu na campanha. Ele já fez elogios públicos a Fabris por ter lhe passado documentação.

Leia mais
Prefeito de Caxias do Sul completa 100 dias polêmicos
100 dias de muita agitação em Caxias do Sul
Governo Guerra, em Caxias, faz nova foto oficial, agora sem o vice-prefeito
Prefeito Daniel Guerra, de Caxias, reage ao carimbo de centralizador
"Não é decisão do prefeito", diz Daniel Guerra sobre realização da Festa da Uva

Paulo Périco (PMDB) pediu respeito diante das declarações de Guerra, feitas na entrevista de segunda, quando ele disse que "os acostumados a mamar no dinheiro público, ao jeitinho, às negociatas, aos rolos, aos fura-filas e às pilantragens" estão querendo lhe adjetivar. Outros foram cautelosos, a exemplo de Arlindo Bandeira (PP), Kiko Girardi (PSD) e Edson da Rosa (PMDB).

É aguardada a manifestação do líder de governo Chico Guerra (PRB) com a apresentação do balanço. Na terça-feira, ele não se pronunciou. Embora o prefeito fale em relação republicana com a Câmara, a situação não é nada confortável.

Alguns posicionamentos

:: Elói Frizzo (PSB) chamou de desgoverno. Disse que o que foi presenciado nesses dias foi a "Guerra & Família Ltda., uma empresa familiar que passou a gerir os interesses da cidade sob a sua ótica". Segundo ele, há a possibilidade cada vez mais presente de indícios de crime de responsabilidade por parte do prefeito municipal na forma como se comporta à frente do poder público.

:: Rodrigo Beltrão (PT) disse que nas relações institucionais este governo é um caos. Ele se referiu ao episódio com o vice e chamou Guerra de ditador. O prefeito, num ato ditatorial de dar inveja a muitos ditadores aí, país afora, ele pega de ofício, através do chefe de Gabinete, que veio lá da República de Canoas: "Declaro extinta a vaga de vice". Acrescentou que o prefeito usa o povo como instrumento de guerra para fazer suas disputas políticas, que não são as disputas políticas do povo.

— A grande disputa do povo é ter mais saúde e não tem; é ter mais segurança e tem combate a ambulante e não a criminoso; pede mais educação e não tem.

:: Gustavo Toigo (PDT) disse estar preocupado com a situação da saúde, diante das declarações do presidente da Federação Nacional dos Médicos, Jorge Darze, que se pronunciou no início da sessão. 

:: Renato Oliveira (PCdoB) também falou da saúde e disse que "o prefeito não fez nada, a não ser criar mais conflitos".

:: Edson da Rosa (PMDB) disse que vive-se um momento de conflito, mas que ele não iria ser mais um a botar lenha na fogueira.

:: Kiko Girardi (PSD) declarou:

— Estamos confiantes, estamos ansiosos.Ele disse que vai aguardar a divulgação do balanço dos 100 dias pelo líder do governo Chico Guerra (PRB) para então se manifestar.

:: Paulo Périco (PMDB) afirmou que não houve transição entre os secretários da atual e da gestão passada.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comVila Oliva, em Caxias do Sul, tenta retomar a rotina após temporal https://t.co/nhMXhIAKEo #pioneirohá 27 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comDuas crianças permanecem internadas após acidente de trânsito em Farroupilha https://t.co/ry40ZqFlDk #pioneirohá 47 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros