O 1º de abril na prefeitura de Caxias do Sul - Política - Pioneiro

Mirante01/04/2017 | 10h00Atualizada em 01/04/2017 | 10h52

O 1º de abril na prefeitura de Caxias do Sul

Crise entre prefeito e vice ganha contornos insustentáveis e se reflete na imagem da cidade

O 1º de abril na prefeitura de Caxias do Sul Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Fabris, pivô do impasse político na administração, escondeu o rosto ao ser fotografado e disse: "É chato ser famoso" Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Este é o 1º de abril mais inusitado no Executivo municipal que se tem conhecimento. A dúvida é se Caxias do Sul tem vice-prefeito e o que vai acontecer na segunda-feira, primeiro dia útil após o prazo da renúncia de Ricardo Fabris de Abreu (PRB), que acabou sendo reconsiderada. O impasse aumenta diante dos posicionamentos que vieram a público nesta sexta-feira. O ingresso na Justiça por parte da administração municipal parece ser caminho inevitável.

Um ofício encaminhado nesta sexta-feira ao vice o notifica de que a renúncia irretratável configura-se na extinção do mandato a partir de 1º de abril. Chamou atenção o fato de a notificação estar assinada pelo chefe de Gabinete, Júlio Freitas, e não pelo prefeito Daniel Guerra (PRB). Freitas dá uma explicação não muito convincente.

— Eu não exonerei o vice, não tenho poder para isso, nem o prefeito. O vice tem o poder de renunciar, e ele renunciou — disse o chefe de Gabinete.

Leia Mais:
Caxias do Sul tem vice-prefeito ou não?

Diretoria executiva da Festa da Uva é empossada e decisão sobre realização do evento deve sair em um mês 
"Vai engolir o que está dizendo", insiste ex-prefeito de Caxias sobre declarações de Guerra
Novela desgastante entre prefeito e vice de Caxias do Sul precisa acabar
Procuradoria-Geral sustenta que vice-prefeito de Caxias do Sul está fora a partir do dia 1º de abril

Por outro lado, parecer do assessor jurídico do Legislativo, Fabrício Carelli, entende que "não tendo havido declaração da extinção do mandato pelo presidente da Câmara de Vereadores, admite-se a retratação".

Em resposta à consulta da Mesa Diretora, o assessor jurídico define que "diante do fato de a renúncia ter data marcada e a retratação ter ocorrido antes de esgotado esse prazo e antes da declaração de extinção de mandato, o primeiro ato (comunicação da renúncia) não chegou a produzir efeitos".

De posse da manifestação do assessor jurídico do Legislativo, o vice considera nula a notificação recebida do Executivo. E diz que a ignora. Na segunda-feira, Fabris afirma que estará na prefeitura, embora ainda não informe o horário.

Às 17h15min de quinta-feira, ele protocolou na Câmara de Vereadores um requerimento onde diz que, "visando pacificar os munícipes e desmentir boatos", com amparo na Lei Orgânica Municipal, solicita à Mesa Diretora que se pronuncie informando que o cargo de vice não está vago. A Câmara, porém, só tem sessão na terça-feira.

Ricardo Fabris protocolou requerimento à Câmara informando que o cargo de vice não está vago Foto: Reprodução / Divulgação

É forte a possibilidade de que Fabris não possa entrar em seu gabinete na segunda-feira. Questionado, o chefe de Gabinete diz que não fala sobre hipóteses.

A cidade virou notícia, mas por motivo de deboche. A população merece respeito. Enquanto eles não se acertam e opositores incentivam a crise, quem sofre é Caxias.

Famoso

Enquanto a cidade vive o impasse pelos conflitos entre a dupla vencedora na eleição municipal, o vice-prefeito brinca.

— É chato ser famoso — disse nesta sexta-feira ao Pioneiro, quando tapou o rosto ao ser fotografado na chegada em seu gabinete.

Por sua vez, Guerra escapou da reportagem do Pioneiro, na Festa da Uva, após a posse da presidente da comissão comunitária, Sandra Randon, no momento em que foi perguntado sobre o vice.


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Espetáculo circense "Menorah" é uma das atrações da ExpoBento 2017 https://t.co/cJjc5PvYZW #pioneirohá 3 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEmpresário de Farroupilha investe na criação de parque temático da cerveja https://t.co/0qhMQgD6xu #pioneirohá 3 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros