Câmara de Vereadores de Caxias é retirada de comissão para discutir ocupação do prédio da Maesa - Política - Pioneiro

De fora18/04/2017 | 19h44Atualizada em 20/04/2017 | 19h51

Câmara de Vereadores de Caxias é retirada de comissão para discutir ocupação do prédio da Maesa

Prefeitura publicou novos decretos na segunda-feira

Câmara de Vereadores de Caxias é retirada de comissão para discutir ocupação do prédio da Maesa Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

O prefeito Daniel Guerra (PRB) revogou os decretos de criação e nomeação da Comissão Especial com a finalidade de analisar a ocupação do prédio da Metalúrgica Abramo Eberle SA (Maesa) publicados no dia 10 de março e que nomeavam o irmão dele, líder de governo na Câmara, Chico Guerra (PRB), para compor o grupo. Dois novos decretos foram publicados na segunda-feira, agora sem o vereador Chico. Eles deixam de fora da comissão a Câmara de Vereadores, sem nomear nenhum outro representante da Casa. 

Leia mais
Conheça os possíveis nomes de Caxias do Sul para a disputa de 2018
Greve dos médicos em Caxias requer solução de emergência
Sindicato dos Médicos institui prática do "dedo-duro", em Caxias
Postura do líder do governo é criticada na Câmara de Caxias do Sul

Nesta terça-feira, o Legislativo votaria os projetos de decreto legislativo, de autoria da bancada do PT, que sustavam, ou seja, anulavam, o inciso I do Artigo 2º do Decreto 18.691 e o inciso I do Artigo 1º do Decreto 18.692, que nomeava Chico Guerra. O entendimento dos petistas era de que, ao nomear o líder de governo, e não um representante da Câmara, o prefeito Guerra descumpriu o artigo 3º da Lei Orgânica Municipal e o artigo 2º da Constituição Federal, que determina que os poderes da União — o Legislativo, o Executivo e o Judiciário — são independentes e harmônicos entre si. A votação para retirada dos projetos acabou sendo adiada, já que os decretos foram revogados. 

— Teve uma falha grave do prefeito em não comunicar a Câmara, porque ele não revogou por acaso, ele sabia que seria votado hoje (terça-feira) o projeto. Estamos retirando por boa fé, já que não fomos comunicados — diz o vereador Rodrigo Beltrão (PT).  

Com os novos decretos, a Câmara de Vereadores, que conta com uma frente parlamentar para tratar do tema, fica de fora da comissão da prefeitura. A ausência de um representante é lamentada pelo presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier (PMDB).

— A Câmara tem uma frente parlamentar e sempre esteve envolvida neste assunto. Acredito que a Câmara tem muito para contribuir. 

Comissão para execução 

Conforme a secretária de Cultura, Adriana Antunes, a retirada de Chico Guerra da comissão atendeu a um pedido do próprio vereador, que encaminhou ofício na segunda-feira solicitando sua saída. A decisão em não nomear nenhum novo representante da Câmara está amparada no perfil do grupo.  

— Essa é uma comissão que está trabalhando na concretização da ocupação. É mais de execução, formada mais por técnicos. 

Chico, embora não seja técnico, tinha sido nomeado porque faria a interlocução entre o Executivo e o Legislativo. Com sua saída, a administração entendeu que não havia necessidade de nomear outro vereador. Adriana ressalta que as diretrizes apontadas pela antiga comissão, que contava com representação da Câmara, serão seguidas. E que as portas da secretaria estarão abertas para que os parlamentares levem sugestões. 

Procurado pela reportagem, o vereador disse que "o motivo (de pedir para sair) foi preservar o interesse público e não macular a Comissão": 

— Não queria ser um problema para a comissão, que é tão importante.  

Confira os resultados das votações na Câmara de Caxias clicando na imagem:

Olhômetro - De olho nos vereadores


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: MDBF 2017 anuncia Ian Siegal como um dos headliners do festival https://t.co/9ggRnmXKu8 #pioneirohá 2 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPedidos de seguro-desemprego reduzem nos primeiros meses do ano em Caxias https://t.co/FQdNnXQ7nl #pioneirohá 33 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros