Câmara de Caxias do Sul lança ferramenta digital para divulgar discursos em plenário - Política - Pioneiro

Transparência07/04/2017 | 15h41Atualizada em 07/04/2017 | 15h41

Câmara de Caxias do Sul lança ferramenta digital para divulgar discursos em plenário

Reunindo textos e vídeos, Parlavox foi lançado nesta sexta-feira

Câmara de Caxias do Sul lança ferramenta digital para divulgar discursos em plenário Matheus Teodoro/Divulgação
Foto: Matheus Teodoro / Divulgação

Foi lançado nesta sexta-feira o Parlavox, plataforma multimídia que reúne vídeos, áudios e textos dos discursos dos vereadores de Caxias do Sul em plenário. A partir de agora, em alguns cliques, a população passa a ter acesso a todas as manifestações dos parlamentares em plenário. A novidade foi apresentada a jornalistas da região durante o programa Câmara Convida. 

Leia mais
Iotti: vice-prefeito retorna à prefeitura de Caxias do Sul
"Isso tende a passar", resume vice-prefeito sobre a crise no governo
Aprovado pedido de informações sobre ato em apoio ao prefeito de Caxias do Sul
"Estou à disposição do prefeito", diz vice de Caxias do Sul em seu retorno à prefeitura

A ferramenta digital possibilita que qualquer cidadão acesse no site do Legislativo as manifestações — por escrito e em imagens — dos parlamentares nas sessões. Estão disponíveis as reuniões desde o dia 1º de janeiro deste ano. É possível compartilhar o material nas redes sociais além de enviar por e-mail.

O trabalho foi desenvolvido pelos setores de informática, taquigrafia e comunicação nos últimos três meses. Nas próximas semanas, o Parlavox passará a disponibilizar também os resultados das votações de proposições, que incluem projetos, requerimentos, moções e votos. A economia gerada com a utilização de mão de obra própria é estimada em, no mínimo, R$ 150 mil.

Conforme o presidente da Câmara, Felipe Gremelmaier (PMDB), a intenção com a nova ferramenta é dar maior transparência ao trabalho do Legislativo, poder responsável por elaborar leis e fiscalizar o Executivo. Hoje, os discursos e votações estão disponíveis no site da Câmara, mas não de forma agrupada. 

Acesse o Parlavox clicando aqui.

Além disso, o Parlavox promete facilitar o trabalho dos veículos de comunicação, que diariamente recorrem à assessoria da Casa para obter informações sobre as sessões.

— É um presente para a imprensa neste Dia do Jornalista — destacou Felipe, em alusão à data comemorada neste 7 de abril.

O Parlavox será apresentado durante o Congresso da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em julho, em Foz do Iguaçu (PR). Já há câmaras municipais interessadas em copiar a ideia.

Em março, o Pioneiro lançou o Olhômetro, ferramenta digital que permite acompanhar a produção dos vereadores da atual legislatura (2017-2020). Você pode conferir o Olhômetro clicando na imagem abaixo: 

Olhômetro - De olho nos vereadores


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEstacionamento na Avenida Rio Branco volta a operar em Caxias https://t.co/s6RxA2Xnx1 #pioneirohá 45 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPolícia prende suspeito de assassinar comerciante em Caxias do Sul https://t.co/AWriSk9miy #pioneirohá 59 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros