Vice-prefeito de Caxias do Sul diz estar sendo vigiado - Política - Pioneiro

Mirante29/03/2017 | 08h36Atualizada em 29/03/2017 | 09h12

Vice-prefeito de Caxias do Sul diz estar sendo vigiado

Fabris afirma que há setor de inteligência na Guarda, vereador do PT fala em abertura de CPI e nova polêmica surge

Vice-prefeito de Caxias do Sul diz estar sendo vigiado Roni Rigon/Agencia RBS
Vereador Beltrão (E) definiu como gravíssimo suposto Serviço de Inteligência na Guarda Municipal  Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A criação de um Serviço de Inteligência Municipal, assunto levantado pelo vereador Rodrigo Beltrão (PT), ontem, na Câmara de Vereadores, é a polêmica do momento no governo de Daniel Guerra (PRB). Naturalmente, o vice-prefeito Ricardo Fabris de Abreu (PRB) está envolvido. A afirmação do vereador foi baseada em um memorando encaminhado por Fabris ao prefeito e ao secretário de Segurança Pública (interinamente, a pasta está sendo atendida pelo chefe de Gabinete, Júlio César Freitas da Rosa).

No memorando, Fabris diz que foi vigiado em ações no final de semana em operações de segurança. Beltrão afirmou que, de fato, existe um recém criado setor de Inteligência na Guarda Municipal. Ele disse ter relatos neste sentido, além do memorando. 

No documento, vice afirma que vigilância foi amadora e virou motivo de piada  Foto: Reprodução / Divulgação

Leia Mais: 
Prefeito de Flores quer sancionar alterações ao plano de saúde até o fim de março

Decisão sobre Festa da Uva 2018 sai na metade de abril

— A Guarda Municipal, pela legislação, não pode ter esta autonomia e precisa de controle social sobre seus atos — discursou o petista.

Para Beltrão, é gravíssima a medida, porque invade prerrogativa do Estado e da União, quando se sabe que o papel da Guarda Municipal é suplementar as forças de segurança. Classificando como KGB municipal (serviço secreto), ele cogita a instauração de uma CPI.

O Serviço de Inteligência é um desejo de José Francisco Mallmann, que retorna à titularidade da secretaria no dia 1º. Fabris também se manifestava favorável ao serviço.

Conforme César Torres, que atua no planejamento deste setor, a atribuição será regulamentada por lei e está em fase de preparação do regimento. Ele diz que um organograma de reestruturação das secretarias irá para a Câmara de Vereadores, e a novidade da Segurança é que vai desmembrar-se da área alimentar e tratar puramente da segurança pública, incorporando a nova diretoria de Direitos Humanos, a futura de Inteligência, a de Planejamento Operacional e a de Planos, Programas e Projetos, permanecendo a diretoria da Guarda Municipal e a financeira.

— Estamos estruturando este serviço da parte de inteligência da Segurança Pública, que redunda no levantamento de dados. É um setor técnico-científico. Não terá equipes de campo para fazer acompanhamento — diz Torres.

O chefe de Gabinete diz que o vice deve ter provas do que fala.

— Se formos gastar energia com tudo o que ele manda, passamos o dia com isso. Gasta-se muita energia desnecessária.

Imaginário

Sobre estar vigiando o vice, César Torres diz que a Secretaria da Segurança eventualmente o escala para fazer acompanhamento das operações.

— Estive participando, mas não de forma de acompanhamento dele (Fabris). O que ocorre é que a atuação dele é descolada da secretaria, ele não é da nossa equipe técnica.

Ele garante que não há clandestinidade e, sim, um serviço interno que está sendo elaborado.

— A gente está compilando dados para assessoramento.

Quanto às declarações de Beltrão, Torres entende que existe muito imaginário.

— Hoje (ontem) fui conversar com a Guarda Municipal para colocá-la a par das potencialidades que o serviço pode trazer.


 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comCaxias do Sul Basquete confirma renovação com Banrisul e verba necessária para assegurar presença no NBB 10 https://t.co/2jQtxgu2aN #pione…há 2 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comSérie da semana: assista "3%" https://t.co/cYE7aie10J #pioneirohá 2 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros