Safra recorde de vinho em Flores da Cunha - Política - Pioneiro

Setor vinícola 18/03/2017 | 08h01Atualizada em 18/03/2017 | 08h01

Safra recorde de vinho em Flores da Cunha

Maior produtor da bebida do país, município produz 120 milhões de litros este ano

Safra recorde de vinho em Flores da Cunha Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Família Giachelin comemora com um brinde a excelente safra deste ano Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Os produtores rurais de Flores da Cunha têm muito a comemorar. Depois de uma quebra de até 65% em 2016, a safra de uva deste ano superou as expectativas. A de vinho também. Não à toa, o município é o maior produtor de vinhos a granel do país. Este ano, serão produzidos 120 milhões de litros – 10% a mais que a safra de 2015. A uva alcançou as 100 mil toneladas – destas, cerca de 30% foram adquiridas de outros municípios da região. Mesmo assim, Flores é o segundo maior produtor de uva do Brasil. O primeiro é Bento Gonçalves.

– É uma produção recorde – comemora o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e de Nova Pádua, Olir Schiavenin.

A produção de uva e vinho ocupa o segundo lugar na economia de Flores da Cunha. Só perde para a produção de móveis. Este ano, a estimativa é de que o setor movimente mais de R$ 100 milhões na economia do município. São 1.280 produtores cadastrados no sindicato, que mantêm seus parreirais numa área de 5,2 mil hectares. É a maior área per capita do país: quatro hectares por família. No Estado, a média é de dois hectares.

– Dificilmente encontramos uma propriedade rural que não produza uva – destaca Schiavenin.

O município também carrega na bagagem o maior número de vinícolas. São 190 no total. A maioria delas está vinificando nesta época.

Qualidade

Outro destaque na produção de Flores da Cunha é a qualidade da fruta que produz o vinho tinto. A espécie bordô lidera o ranking, o que, segundo Schiavenin, é um ponto a favor da qualidade, pois agrega mais cor, aroma e sabor à bebida.

– Produzimos mais vinho com uva bordô do que com a isabel. Isso é inédito e muito bom – revela.

O clima também colaborou para uma safra de boa qualidade. Durante a colheita, a sanidade da fruta foi considerada boa e o índice de açúcar, também. Na região da Serra Gaúcha, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) ainda não finalizou o levantamento das safras de vinho e de uva deste ano. Os números devem ser divulgados pela entidade agora na próxima semana.

`Sobrou vinho. Não conseguimos armazenar tudo¿

A Família Giachelin comemora com um brinde a excelente safra deste ano. Fundador da Vinícola Giachelin, localizada no interior de Flores da Cunha, Mário Giachelin, 75 anos, nunca produziu tanto vinho. Dos 4 milhões de litros produzidos, conseguiu guardar nas pipas de inox da vinícola 3,7 milhões. O resto, precisou encaminhar para outra vinícola, em Otávio Rocha.– Sobrou vinho. Não conseguimos armazenar tudo.

Depois de dois meses de intenso movimento, a família respira aliviada: recebeu a última carga de uva dia 13.

– Tá tudo armazenado. Agora é só vender – diz Giachelin.

O sucesso do negócio é comprovado com a evolução que o empreendimento teve nos últimos 20 anos. A vinícola foi fundada em 1993 num pequeno terreno de 108 metros quadrados. Hoje, ocupa uma área de mil metros quadrados. A produção de vinho a granel saltou de 30 mil litros para 4 milhões de litros por safra. Parte da produção vem dos 20 hectares dos parreirais da família. O restante, eles compram de outras propriedades. A previsão é de que o valor por litro seja comercializado a, no mínimo, R$ 3,50.

Seu Mário comanda o negócio ao lado da esposa, Odali, e de seus quatro filhos: Itamar, Jucimar, Odamar e Iliamar. O genro Jacir Fontana e a nora Belenice também ajudam. Nos meses de janeiro e fevereiro, a vinícola empregou temporariamente nove trabalhadores, que vieram de Santa Catarina para trabalhar nos parreirais da família.

Dona Odali conta que o grupo catarinense trabalha com a família há 20 anos. Eles criaram um vínculo tão forte que são considerados como se fizessem parte da família. 

 

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros