Pioneiro lança ferramenta digital para acompanhar produção dos vereadores de Caxias do Sul - Política - Pioneiro

Transparência06/03/2017 | 07h00Atualizada em 06/03/2017 | 17h31

Pioneiro lança ferramenta digital para acompanhar produção dos vereadores de Caxias do Sul

Olhômetro permite verificar desempenho e posições de cada parlamentar

Você poderá, a partir de agora, acompanhar no pioneiro.com o resultado das votações na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O Pioneiro coloca no ar nesta segunda-feira o Olhômetro (clique na imagem abaixo para acessar), ferramenta digital desenvolvida pela equipe do jornal para acompanhar o desempenho e as posições de cada vereador. 

Leia mais
Gastos com homenagens na Câmara de Caxias do Sul devem cair pela metade
Vereadores de Caxias gastaram quase R$ 65 mil em selos de cartas em 2016 
Vereadores querem informações sobre possível parentesco envolvendo CCs na prefeitura de Caxias
A reação na Câmara de Vereadores de Caxias com a manutenção da passagem de ônibus a R$ 3,40

Olhômetro - De olho nos vereadores

O Olhômetro permite verificar como cada parlamentar votou projetos, requerimentos, moções e votos de louvor e congratulações. Os placares são atualizados após o término de cada sessão. Os resultados das votações de janeiro até agora já estão no site.

A ferramenta possibilita saber quantas e quais proposições foram aprovadas e/ou rejeitadas e o que já virou lei. Há a descrição de cada uma delas, acompanhada dos votos favoráveis ou contrários dos parlamentares. O eleitor também poderá conferir a presença (ou a ausência) dos vereadores em cada votação. 

Para orientar o leitor, o Olhômetro traz explicação sobre os tipos de proposições que são votadas em plenário. A ferramenta explica, por exemplo, o que é um requerimento ou uma moção.É possível fazer busca no site de proposições por data, palavra-chave, autoria (Executivo ou Legislativo) e tipo de proposição. 

Você poderá acompanhar se um vereador de oposição ao governo Guerra vota mais contra ou a favor dos projetos enviados pela prefeitura. E pode se surpreender. Se você quer procurar todos os projetos que dizem respeito a CCs, por exemplo, pode localizar usando o termo ¿cargo em comissão¿ no campo de busca.

O Olhômetro é um produto em permanente desenvolvimento e você pode nos ajudar a aperfeiçoá-lo

Confira como funciona

Ferramenta fácil e interativa

Os dados sobre cada votação são obtidos pelo reportagem no site da Câmara de Vereadores e por meio da assessoria de imprensa da Casa. 

Até o final do ano, o Olhômetro irá contar com relatório da atuação de cada vereador: o que cada um apresentou e como cada um deles votou as proposições dos colegas e do Executivo. Ficará mais fácil e interativo ficar de olho no seu vereador. 

Para começar a experimentar o Olhômetro, você já pode conferir o perfil de cada um dos 23 parlamentares e como eles votaram até agora. 

Confira entrevista no Gaúcha Repórter da Gaúcha Serra desta segunda-feira, dia 6, sobre o Olhômetro

Inspiração

O Olhômetro é inspirado no Basômetro, ferramenta interativa do Estadão que permite medir o apoio dos parlamentares ao governo federal e acompanhar como eles se posicionaram nas votações legislativas. Conheça a iniciativa clicando aqui

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comRodoviários querem retirar reajuste do plano de saúde de proposta de dissídio em Caxias https://t.co/1xtDuy5I3W #pioneirohá 24 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comCaxias do Sul e outras cinco cidades da Serra terão Ensino Médio com foco no turismo https://t.co/nT60gh0VAv #pioneirohá 58 minutosRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros