Distrito de Caxias, Santa Lúcia do Piaí festeja a produção neste final de semana - Política - Pioneiro

Caixa-forte24/03/2017 | 09h59Atualizada em 24/03/2017 | 10h00

Distrito de Caxias, Santa Lúcia do Piaí festeja a produção neste final de semana

Neste ano, festa inaugura o roteiro Caminhos da Fé, com cavalgada e bike tour

Distrito de Caxias, Santa Lúcia do Piaí festeja a produção neste final de semana Julio Soares/Divulgação
Cultivo de morangos é um destaque na geração de emprego e renda Foto: Julio Soares / Divulgação

A comunidade de Santa Lúcia do Piaí celebra sua produção neste final de semana, com a sétima edição da Festa da Produção. O distrito de Caxias do Sul é referência para a economia agrícola, sem descuidar da inovação e da tecnologia. Neste ano, a festa inaugura o roteiro Caminhos da Fé, com uma cavalgada e um bike tour, saindo ambas as programações da Igreja de São Luíz da 6ª Légua.

No sábado, às 8h, tem saída de cavalgada rumo à localidade histórica de Água Azul. No domingo, no mesmo horário e com mesmo destino, tem saída de bike tour. No mesmo dia, tem missa do agricultor às 9h, na Igreja Matriz de Santa Lúcia. Após a celebração, os caminhões que transportam a produção seguem até Água Azul, onde haverá almoço festivo.

Leia mais
Vinícolas da Serra Gaúcha negociam US$ 1,5 milhão no Exterior
Maratona Digital apresenta tendências de marketing neste sábado, em Caxias
Preço médio da gasolina em Caxias é o mais baixo desde dezembro


A comunidade tem o que celebrar. No ano passado, participaram 86 caminhões. Eles transportam uma produção que tem como destaques o cultivo de morango (3 milhões de pés, foto) e tomate (3,2 milhões de pés). Essas duas lavouras são as principais responsáveis pela geração de emprego e renda. Em Santa Lúcia do Piaí, há 658 produtores rurais, conforme dados de 2016. Eles se destacam no cultivo de frutas e hortigranjeiros. Junto com os distritos vizinhos de Vila Oliva e Fazenda Souza, a região é a segunda maior produtora de maçãs do Estado.

Grande parte dos hortifrutigranjeiros, como cebola, cenoura, brócolis, pimentão e o próprio tomate, é comercializada na Ceasa em Porto Alegre, transportada de forma autônoma pelos produtores. O distrito tem cinco agroindústrias: três de carnes e embutidos, uma fábrica de queijos e uma indústria de doces. Informações sobre as atividades na subprefeitura, telefone (54) 3266.1401.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com3por4: Espetáculo circense "Menorah" é uma das atrações da ExpoBento 2017 https://t.co/cJjc5PvYZW #pioneirohá 9 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comEmpresário de Farroupilha investe na criação de parque temático da cerveja https://t.co/0qhMQgD6xu #pioneirohá 9 horas Retweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros