Vereador apresenta sugestão para flexibilizar pagamento do IPTU, em Caxias - Política - Pioneiro

Mirante01/12/2016 | 09h08Atualizada em 01/12/2016 | 09h08

Vereador apresenta sugestão para flexibilizar pagamento do IPTU, em Caxias

Intenção é proporcionar desconto de 12% e de 10% para quem quitar o imposto, respectivamente, em fevereiro e março

Vereador apresenta sugestão para flexibilizar pagamento do IPTU, em Caxias Juliane Ribas/Divulgação
Adiló Didomenico fez indicação ao Executivo com base no que já ocorre em outros municípios  Foto: Juliane Ribas / Divulgação

O vereador Adiló Didomenico (PTB) está propondo a flexibilização de alguns prazos para o pagamento do IPTU 2017 em cota única com desconto. Diante da decisão do prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) de antecipar para 10 de janeiro em plena crise financeira que atinge a população, o petebista fez uma indicação ao Executivo sugerindo que sejam aplicados mais dois prazos com descontos equivalentes. Antes, o pagamento com desconto era em março.

A sugestão de Adiló é a seguinte: para quem quitar o imposto até 10 de fevereiro, que seja concedido desconto de 12%; para quem quitar até 10 de março, o desconto seria de 10%.

Leia mais
Vice-prefeito eleito de Caxias é cotado para a Secretaria de Segurança Pública
Carnês do IPTU vão para a gráfica dia 5, em Caxias do Sul
Carnês do IPTU de Caxias começam a ser enviados por correio em dezembro
Antecipação de IPTU mostra como 2017 será um ano difícil para a prefeitura


O vereador, que é da base do governo, diz que falou sobre a proposta com Alceu e, segundo o petebista, no entendimento do prefeito não é possível, pois trata-se de renúncia de receita.

— Não vejo desta forma. Entendo que a medida é perfeitamente possível.

Segundo Adiló, muitos municípios gaúchos já adotam esse tipo de tabela progressiva. A proposição, defende, causaria menos prejuízo à população em um ano de crise, onde muitos contribuintes não terão os recursos para quitar no dia 10 de janeiro e usufruir do desconto.

Ele acredita que o futuro prefeito Daniel Guerra (PRB), que foi contrário à antecipação da data de pagamento, será sensível à proposição. Vale lembrar que Adiló votou favorável ao projeto estabelecendo que quem estivesse em dia com os tributos municipais até 30 de novembro teria 15% de desconto em cota única e, quem não estivesse, teria 10% em cota única. Este prazo, antes, era dezembro. Ele não conversou com Guerra sobre sua ideia.

Nesta quarta-feira, via assessoria, o prefeito eleito disse que a sugestão será encaminhada para análise da coordenação-geral de transição.

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com"Pago para evitar agressões a meu filho", afirma mãe de detento da penitenciária de Caxias do Sul https://t.co/bNiwpaYlF1 #pioneirohá 29 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.com25ª Região Tradicionalista, em Caxias, tenta equilibrar as contas https://t.co/o5Bcc9i6Mu #pioneirohá 1 horaRetweet

Veja também

Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros